Africa Basquetebol

30 julho 2013

ANGOLA : Aníbal Moreira admite dificuldade na escolha final

Benguela - O treinador da selecção nacional sénior feminina de basquetebol, Aníbal Moreira, considerou esta segunda-feira, em Benguela, o plantel equilibrado para mostrar o potencial das jogadoras a convocar para o Afrobasket2013.
 Falando à imprensa no final do primeiro treino desta segunda-feira, o seleccionador resumiu que as 19 jogadoras pré-convocadas estão a trabalhar no máximo da força, lutando por um lugar entre as 12 que irão representar Angola em Maputo (Moçambique), sede da competição.
 Segundo o técnico, um grupo muito equilibrado, como o da selecção feminina, torna complicada a questão da triagem para definir as 12 basquetebolistas para a etapa final.
 Para si, a preparação do conjunto prosseguirá, em Luanda, onde estão previstos mais dois ou três jogos de controlo para tirar ilações e escolher o primeiro conjunto para a continuidade do estágio em Espanha.
 Disse que a decisão final sobre as 12 atletas acontecerá apenas na Europa, porque é aí onde a selecção termina cumprirá intenso estágio antes da taça africana em basquetebol sénior feminino.
 Ressaltou que a filosofia de trabalho tem sido compreendida da melhor forma pelas atletas, o que revela o empenho e o interesse delas em constar das 12 seleccionáveis para a missão "Maputo”.  
“Elas têm sido extraordinárias e cumpridas as orientações, de acordo com os objectivos pretendidos”, frisou, lembrando que a maior parte delas já conhece a filosofia do grupo, no qual têm trabalhado esses anos todos. 
As meninas de ouro, que perderam, por 76-78, o primeiro jogo de controlo frente aos cadetes masculinos do Sporting de Benguela e aprovaram no segundo teste, ao vencer, por 65-64, a Casa do Pessoal do Porto do Lobito, do mesmo escalão,
deixam a cidade das Acácias Rubras na quarta-feira próxima, seguindo para Luanda.
 
Angola no Afrobasket2013 está no Grupo B, ao lado de Cabo Verde, Mali, Camarões, Quénia e Nigéria.