Africa Basquetebol

12 maio 2013

ANGOLA : Petro perde com o Libolo e compromete corrida ao título

                       
Libolo tomou as rédeas do jogo com o Petro desde o primeiro quarto
Fotografia: Jornal dos Desportos

O Petro de Luanda comprometeu a sua permanência na luta pelo título nacional da bola ao cesto ao perder ontem à noite, no pavilhão anexo da Cidadela Desportiva, por 95-109, com o Recreativo do Libolo, em partida referente a segunda jornada da terceira volta da Final a quatro da XXXV edição do Campeonato Nacional de Basquetebol (Bai Basket).
A partida, marcada por dois cortes de energia eléctrica, momentos antes da entoação do Hino Nacional e a meio do jogo, revelou o mau momento da formação do Eixo Viário, cujos adeptos, movidos pela vitória diante do 1º de Agosto na jornada anterior, evidenciavam optimismo em vergar os campeões nacionais.
A equipa teve uma pálida exibição, apesar de terem jogado na condição de anfitriões.
O Recreativo do Libolo, às ordens de Luís Magalhães, começou a impor-se nos minutos iniciais da partida, etapa em que o adversário dava claras evidências de um sistema defensivo frágil.
A equipa esteve muito refém do desempenho de Carlos Morais, sobretudo no capítulo ofensivo. O Libolo venceu o 1º quarto por 10 pontos de diferença (28-18).
Melhor esclarecidos do ponto de vista táctico, os campeões nacionais formaram uma barreira difícil de se transpor, o que motivou os elevados índices de contacto, motivo pelo qual a actuação do trio de arbitragem, composto por Fernando Pacheco, Francisco Tando e Paulino Frederico suscitou muita contestação por parte de Lazare Andigono e adeptos a partir do segundo período, vencido pela formação de Calulo por 49-37.
Com Olímpio Cipriano e Domingos Bonefácio a atravessarem bom momento de forma (11 pontos cada), o Libolo contou ainda com a boa prestação de Sydney Lima (20), Tommie Eddie, Vladmir Gerónimo e Luís Costa.
Depôs de voltar a ser mal sucedido no terceiro tempo (81-59), o plantel do Eixo Viário tentou investir no jogo exterior, mas a imprecisão de Carlos Morais e Paulo Santana nos lançamentos de triplos não permitiu alterar o resultado a seu favor e consentiu os finais 109-95.
O Libolo volta a jogar diante do 1º de Agosto na terça-feira, ao passo que o Petro mede forças com o Interclube.

Vitória
1º de Agosto mantém liderança

O 1º de Agosto deu um passo importante na corrida pelo título da maior competição doméstica da “bola ao cesto” ao se impor ontem diante do Interclube, por 95-89, em partida da segunda jornada da Final a Quatro do Bai basket, disputada no pavilhão do Rio Seco. Os comandados de Paulo Macedo, centraram determinados a complicar a vida a formação da Polícia Nacional, mas a vitória não foi entregue de “mão beijada”, pois, Alberto de Carvalho “Ginguba”, soube tirar proveito das fraquezas do opositor, muito embora desprovido de argumentos para obter um resultado a seu favor.