Africa Basquetebol

17 maio 2013

ANGOLA : D´Agosto é campeão

                       
Equipa rubro e negra beneficiou do desaire do Libolo
Fotografia: Kindala Manuel
Já com o Lazare Adingono na liderança da equipa, depois de ter cumprido castigo federativo, os petrolíferos da capital entraram melhor no desafio, fundamentalmente, nos primeiros seis minutos, altura em que a equipa militar passou a equilibrar o rumo dos acontecimentos.
Liderados por Carlos Morais, extremo base, e Paulo Santana, base, a equipa do eixo-viário vencia por uma margem mínima de dois pontos (22-20).
No segundo período, o equilíbrio voltou a predominar, tal como aconteceu no quarto inicial, mas, a formação militar venceu por um parcial de 20-19, perfazendo 41-40, ao cabo dos primeiros 24 minutos, a favor do Petro de Luanda.
Reggie Moore, atleta que tem sido fundamental na manobra ofensiva da equipa rubro e negra, à semelhança do Cedrick Ison, ambos americanos, marcou nada menos nada mais do que 27 pontos, dando uma média de 1, 1 ponto por minuto.
Mais organizada defensivamente, a equipa do Petro conseguiu anotar 21 pontos no terceiro período, contra 20 da equipa militar, curiosamente, a mesma pontuação que havia conseguido nos quartos anteriores. Os petrolíferos venciam por 62-60.
Aliás, a partida foi jogada sob o signo do equilíbrio do primeiro ao último minuto, e as nove igualdades que se registaram ao longo do desafio atesta perfeitamente o quão foi disputada a contenda.
Na ponta final, os militares mostraram maior determinação, tendo fixado o resultado final em 76-81, para o gáudio dos adeptos que viram a sua formação a arrebatar o ceptro de forma antecipada, destronado deste modo, o Recreativo do Libolo. Reggie Moore foi o cestinha do desafio, com 37 pontos, e teve 46 de valorização. Amanhã, acontece a segunda jornada, com o 1º de Agosto a visitar o Interclube, ao passo que Petro desloca-se a Viana, ao encontro do Libolo.

                                                 SÉRIE A

                                       J      V    D     PM    PS     PTS

             1º 1 de Agosto   10    07   03   900    847    18
             2º  Libolo           10    05   05   914    895    15
             3º  Petro            10    04   06   907    932    14
             4º  Interclube     10    04   06   895    941    14

BAI Basket
Interclube cumpre dever no 28 de Fevereiro

Contra todas as expectativas, a formação do Interclube recebeu e venceu ontem, no Pavilhão 28 de Fevereiro, a equipa do Recreativo do Libolo, por 116-110, numa das partidas que centralizaram a primeira jornada da quarta e última volta do BAI Basket. Com este desaire dos libolenses, os militares sagraram-se campeões nacionais de forma antecipada. Depois de ter dominado os primeiros três períodos, o Recreativo do Libolo foi incapaz de manter o domínio que vinha exercendo no desafio e foi surpreendido pela turma da Polícia.
Em desvantagem de nove pontos à entrada do quarto período (84-93), o Interclube encetou uma estrondosa recuperação no marcador e, à entrada do minuto oito conseguiu igualar a partida em 104 pontos. A partir daí, os polícias agigantaram-se, ao contrário dos libolenses que tiveram que se render à superioridade dos pupilos de Alberto de Carvalho “Ginguba”.
A duas jornadas do fim do BAI Basket, o 1º de Agosto contínua no top da tabela classificativa, agora com 18 pontos, seguido do Libolo com 15. Petro e Interclube ocupam as últimas duas posições, com 14 pontos cada. M.C