Africa Basquetebol

16 maio 2013

ANGOLA : Petro & D'Agosto em novo clássico

                       
Último clássico dos clássicos da temporada de 2013 acontece hoje
Fotografia: Jornal dos Desportos
Petro de Luanda e 1º de Agosto centralizam hoje, a partir das 18h00, no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela Desportiva, as atenções da primeira jornada da quarta volta, décima no geral, da XXXV edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos.
Depois de ter baqueado em casa, diante dos petrolíferos da capital, por 93-98, na terceira volta, a equipa militar vai em busca da tão esperada desforra. Os campeões africanos em título (1º de Agosto) vão procurar conquistar os dois pontos em disputa e torcer por uma escorregadela do Recreativo do Libolo, que esta noite medirá forças com o Interclube, no Pavilhão 28 de Fevereiro, para poder festejar a conquista da edição 35 do BAI Basket.
Uma eventual vitória da equipa do rio seco, passaria a somar 18 pontos na liderança da “final Four”, e mesmo que perca os últimos dois jogos, frente ao Interclube e Libolo, termina  a competição com 20 pontos. Já o Recreativo do Libolo, actual campeão nacional, se perder logo com o Interclube, ainda que vença os últimos dois desafios, soma apenas 19 pontos.
Moralizados com o triunfo da última terça-feira, frente ao Recreativo do Libolo, por 91-83, os militares vão procurar encurtar nesta noite o caminho que os levar à consagração na presente temporada.
Ontem, na única sessão de treinos do dia, Paulo Macedo, técnico principal do 1º de Agosto, voltou a trabalhar os vários diagramas defensivos e ofensivos para suplantar a equipa do Eixo-viário logo mais.
A equipa  rubro e negra  vai abordar o desafio com  a maior determinação, no sentido de arrancar a terceira vitória nesta fase derradeira da competição sobre o arqui-rival, Petro de Luanda.
Manuel Silva “Gi”, um dos adjuntos do camaronês Lazare Adingono no comando técnico da formação petrolífera, equipa que ocupa actualmente o terceiro posto, com 13 pontos, quer transformar as três partidas da quarta volta em autênticas finais.
Aliás, na próxima jornada o Petro desloca-se a Viana, ao encontro do Recreativo do Libolo. Um eventual triunfo galvaniza de que maneira, os pupilos de Lazare Adingono, que não querem atirar a toalha ao tapete, quanto a luta pela coroa nacional.
Paulo Santana, Petro de Luanda, Armando Costa, 1º de Agosto, vão travar seguramente um duelo interessante na posição um, ao passo que no jogo interior Joaquim Gomes “Kikas”, do lado militar, vai “lutar” com Hermenegildo Mbunga. Carlos Morais (Petro) e Cedrick Ison (1º de Agosto) vão travar um despique na posição de extremo.
A entrada da primeira jornada da quarta volta, décima no geral, o 1º de Agosto contínuo na liderança da prova, agora com 16 pontos, contra 14 do Libolo, na segunda posição. Nas posições imediatas estão Petro e Interclube, com 13 e 12 pontos respectivamente.

BAI Basket
Interclube recebe hoje campeão nacional

Interclube e Recreativo do Libolo, duas equipas que perderam na ronda anterior, defrontam-se hoje, a partir das 18h00, no Pavilhão 28 de Fevereiro, em partida referente a primeira jornada da quarta volta e última do BAI Basket. Com a turma da Polícia, liderada pelo técnico angolano, Alberto de Carvalho “Ginguba”, já arredada da luta pela coroa nacional, depois de consentir na terça-feira mais um desaire, desta, frente ao Petro de Luanda, com quem perdeu por expressivos 88-107.
A jogar em casa perante a sua massa associativa, os polícias vão procurar ultrapassar os libolenses que logo são obrigados a vencer para se manterem na luta pelo ceptro nacional. O desaire da jornada anterior já faz parte do passado, pelo que, o representante da vila de Calulo vai aparecer no máximo da sua força para deixar “cair” os polícias que continuam a surpreender pela positiva nesta ponta final do BAI Basket.
Alberto de carvalho “Ginguba” afirmou que a quarta volta do “Nacional” que arranca hoje, é uma autêntica final. “Vamos lutar no sentido de vencermos os últimos três jogos. Temos consciência que será extremamente difícil dado o valor dos adversários mas, vamos dar o nosso melhor para conseguirmos este feito”, prognosticou o ex-seleccionador dos decacampeões africanos.

Palmarés
1º  de Agosto lidera Ranking

Com dezasseis troféus conquistados, a equipa do 1º de Agosto lidera o ranking nacional, seguido do arqui-rival, Petro de Luanda, com onze campeonatos ganhos. Os militares conquistaram o primeiro título nacional em 1981, ao passo que o Petro arrebatou a sua primeira coroa nacional em 1989. ASA e Sporting de Luanda conquistaram cada dois títulos nacionais

4 Comments:

  • Hi my loved one! I want to say that this post is amazing,


    nice written and include almost all important infos.
    I’d

    like to look more posts like this .

    My web page ... wwx.tw

    By Anonymous Anónimo, at 16/5/13 19:16  

  • What a material of un-ambiguity and preserveness of precious
    familiarity on the topic of unpredicted feelings.


    Also visit my webpage ... Fran

    By Anonymous Anónimo, at 17/5/13 03:44  

  • I'm now not positive the place you're getting
    your information, however good topic. I must spend some time learning more or
    figuring out more. Thank you for wonderful info I used to be looking for this information for my mission.


    Feel free to surf to my page ... モンスター ヘッドホン

    By Anonymous Anónimo, at 17/5/13 10:37  

  • Hi there, just became alert to your blog through Google, and found that
    it is truly informative. I'm going to watch out for brussels. I will be grateful if you continue this in future. Lots of people will be benefited from your writing. Cheers!

    my site; cellulite treatment reviews

    By Anonymous Anónimo, at 10/6/13 12:28  

Enviar um comentário

<< Home