Africa Basquetebol

25 abril 2013

ANGOLA : 1º de Agosto e Petro centralizam atenções na abertura da fase final

Luanda - As equipas de basquetebol do 1º de Agosto e Petro de Luanda defrontam-se nesta sexta-feira, às 18:00, no pavilhão do Rio Seco, na partida de cartaz da primeira jornada da fase final (série A) do Campeonato Nacional Sénior Masculino da modalidade.
 Depois de duas derrotas na etapa anterior diante do principal "rival", os "petrolíferos" têm a difícil tarefa de voltar a um terreno bastante adverso com o único objectivo de vencer, tendo em vista a recuperação do título perdido em 2012, para o Recreativo do Libolo.
Para tal, a equipa pode encontrar motivação para o efeito na mais recente conquista da Taça de Angola, feita a 19 deste mês.
O conjunto orientado tecnicamente pelo afro-americano Lazar Adingono realizou uma das piores fases de grupo dos últimos anos, ao ficar na quarta e última posição de acesso à luta pelo ceptro, mas afigura-se como principal candidato a ganhar o campeonato, pois possui, tal como o seu adversário, atletas com nível técnico e capacidade suficiente para inverter a situação a seu favor.
Carlos Morais, Paulo Santana,Leonel Paulo, Parfait Bite, Miguel Kiala e companheiros certamente darão o máximo para superar os oponentes nas diferentes vertentes do jogo (lançamentos de campo, exterior, luta de tabelas, lances livres), assim como devem aliar as suas qualidades ao potencial mental para suportar um ambiente hostil.
As equipas têm as possibilidades de vitória repartidas em 50 porcento, apesar do domínio dos "militares" na fase de grupos, onde em oito jogos obtiveram 14 pontos, resultantes de seis vitórias, duas derrotas, 751 cestos convertidos e 638 sofridos, contra 11 pontos (3 vitórias e 5 derrotas), 726 cestos marcados e 748 consentidos pelo Petro.
A maior eficiência no jogo exterior e a defesa aguerrida, alternada entre zona dois/três e homem-a-homem, apresentada pela formação do "Eixo-viário" durante a prova, são factores a ter em conta no primeiro de quatro duelos entre as equipas mais tituladas do basquetebol angolano (16 d’Agosto e 11 Petro).
A primeira jornada reserva ainda o encontro Recreativo do Libolo-Interclube, no pavilhão Dream Space, em Viana, a partir das 16:00.
O Libolo, detentor do troféu, ocupou a segunda posição na fase de grupos, com os mesmos 14 pontos que o 1º de Agosto, seis vitórias, duas derrotas, 627 cestos convertidos, 595 sofridos, ao passo que o seu oponente ficou no terceiro posto, com cinco encontros ganhos, três perdidos, 696 concretizados e 685 consentidos, totalizando 13 pontos.
Os "polícias" são os únicos que não têm qualquer campeonato ganho entre os quatro concorrentes. A última fase realiza-se até o dia 14 de Maio no sistema todos contra todos a quatro voltas.