Africa Basquetebol

01 dezembro 2012

ANGOLA : Selecção testa com Progresso


Determinação e confiança têm dominado as sessões de treino da pré-selecção
Fotografia: Jornal dos Desportos
A pré-selecção nacional de basquetebol masculino de sub-18 joga esta manhã, a partir das 8h00, no campo do Inef, com a formação do Progresso Associação do Sambizanga, partida enquadrada na sua preparação, tendo em vista a participação nos V Jogos da Comunidade de Desenvolvimento dos Países da África Austral (SADC), a disputar-se de 4 a 17 do mês em curso, em Lusaka, capital da Zâmbia. O seleccionador nacional, Elvino Dias, gorado que está o estágio pré-competitivo que o cinco nacional deveria realizar em Espanha, vai aproveitar os jogos de controlo para dar mais rodagem competitiva ao grupo, visando uma presença auspiciosa, que passa pela reconquista do ceptro a nível da SADC.
Depois de ter perdido ontem, frente ao Petro de Luanda, por 67-73, os comandados de Elvino Dias vão procurar no desafio desta manhã, a primeira vitória nos jogos de controlo, antes de rumar para o local da competição. O seleccionador nacional, Elvino Dias, disse que os resultados pouco interessam nesta altura, na medida em que procura o grupo que seja capaz de revalidar o título. “Nesta altura, os resultados dos jogos de controlo pouco interessam. Nós estamos a preparar um grupo que nos dê garantias de reconquistarmos o título”, disse o seleccionador nacional. Com a chegada de Erickson Rafael Barros Fortes Silva, atleta que milita no Sport Lisboa e Benfica, o grupo está completo para satisfação de Elvino Dias, que reconhece as qualidades do jogador angolano.
“Felizmente o atleta já treina com o resto do grupo. Penso que ele nos será útil em função dos objectivos que traçámos para esta competição”, assegurou o técnico. A pré-selecção nacional volta a testar na próxima semana, frente ao Clube Amigos de Viana. Para a “operação” Lusaka, Elvino Dias chamou os atletas Ivanádio Menezes, Mieze Francisco, José Kipanda, Reginaldo Kanza, Fernando Kambundo, Carlos Cabral, Joel Fernandes, Edmir Lucas, Joaquim Pedro, Joel Francisco, N´Gombo Rogério, Godalfim Freitas, Moussa Kaba, Benvindo Quimbamba, Erikson Silva e Adilson Paulo.
Quem também trabalha para a mesma competição é a selecção feminina de sub-18.

Em Malabo
Equipa militar alcança primeira vitória

A formação do 1º de Agosto alcançou ontem, em Malabo, Guiné Equatorial, palco da fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos da “bola ao cesto”, a sua primeira vitória, ao derrotar a sua similar do Kano Pilars da Nigéria, por 70-78, em desafio referente à segunda jornada do Grupo A.
Na estreia, o Clube Central das Forças Armadas Angolanas, que busca o seu sétimo anel continental, baqueou diante do arqui-rival, Petro de Luanda, por 80-86, partida que centralizou as atenções da primeira jornada do Grupo A. Eis os resultados da primeira jornada: Grupo A: Ettehad (EGY) - Manga (GAB), 74-61M; Recreativo do Libolo (ANG) - ABC (CIV), 78-62; Mongomo (GEQ) - Espoir (RWA), 70-68. Grupo B: ESS (TUN) - AL Ahly (EGY), 49-44; 1º de Agosto (ANG) - Petro de Luanda (ANG), 80-86; Kano P. (NGR) - Mazembe (COD), 65-72. Ontem, realizaram-se as partidas da segunda jornada mas, até ao fecho da nossa edição, desconhecíamos os resultados das outras partidas. MC