Africa Basquetebol

22 outubro 2012

CABO VERDE : BASQUETE NACIONAL ESTA A CRESCER

Há quem acredite que, apesar das dificuldades, o basquetebol nacional está a crescer. Os irmãos Almeida, campeões nacionais pelo Bairro, numa conversa, recentemente, com a Nação, acham que o basquetebol cabo-verdiano está a dar passos firmes.
“Desde 2008, tenho notado que a modalidade cresceu bastante, tanto aqui na cidade da Praia, como a nível nacional. Os jogos entre as equipas de diferentes ilhas têm sido mais competitivos”, destacou Ivan.
“O Governo deve investir cada vez mais no basquetebol. É uma modalidade que está a fazer vibrar a cidade da Praia e Cabo Verde. Sendo um país pequeno, temos de usar a imagem, o desporto, a cultura, pegar nas nossas pérolas e promover o nosso país ”, realça Joel.
Ivan é da mesma opinião, mas vai mais longe.
Acha que só agora é que a modalidade está a mostrar que deve ser apoiada. “Nós, seres humanos, não acreditamos muito no que as pessoas dizem, temos que ver para acreditar. Hoje o basquetebol está a mostrar o seu valor e a evoluir cada vez mais. Devem investir não só a nível monetário mas também ao nível da organização”.
Para Ivan, é preciso apostar mais no mini-basquete, nos escalões de formação. “Devem ensinar os jogadores a terem uma boa disciplina nas quadras. E fazer com que os jogadores amem, cada vez mais, o desporto, porque há jovens e crianças que se espelham em nós. Passamos a ser um exemplo para eles”.
Agora esses jovens talentos, que têm como ídolos o Vitocas, Aquiles e Michael Jordan, estão de olho no basquete africano e sonham levar Cabo Verde a participar ao Mundial da modalidade.
Ivan avançou que considera que Cabo Verde tem “capacidade” para chegar ao Mundial, mas alerta que o maior problema na selecção é a “organização”.
Bronze nos Jogos da Lusofonia, Macau 2006; Bronze no Afrobasket, Angola 2007 e Prata nos Jogos de Lusofonia, Lisboa 2009. Eis os grandes feitos do basquete cabo-verdiano a nível internacional.