Africa Basquetebol

19 outubro 2012

ANGOLA : Hermenegildo Santos desfalca 1º de Agosto


Islando Manuel a par de Hermenegildo Santos têm se destacado no clube militar
Fotografia: Jornal dos Desportos
Hermenegildo Santos, base do 1º de Agosto, vai ficar de dois a três mesa fora das quadras por motivos de doença e falha a disputa da Taça dos Clubes Campeões Africanos de basquetebol, disse ao Jornal dos Desportos o técnico militar, Paulo Macedo. O jovem atleta, que tem se destacado no grémio militar, deve seguir para Lisboa na próxima semana, para tratamento. Depois de ter brilhado no Zonal VI, em Maputo, prova que qualificou a equipa do 1º de Agosto para a fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos, Hermenegildo Santos passa a ser a segunda contrariedade do técnico Paulo Macedo, já que o extremo cabo-verdiano Mário Correia continua de fora da equipa que por questões burocráticas.

O técnico militar lamentou o facto do jovem jogador não poder disputar a fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos, tendo-lhe desejado rápidas melhoras. “Lamentavelmente não vamos poder contar com os préstimos do jovem Hermenegildo Santos por questões de saúde. Ele viaja com a equipa nas próximas semanas para Lisboa onde vai ser submetido a uma bateria de exames. Vamo-nos ressentir da sua ausência, dado que o atleta mostrava uma evolução acima da média, mas, só temos de desejar rápidas melhoras e que o seu regresso à equipa aconteça o mais breve possível”, disse.

ESTÁGIO EM PORTUGAL
A formação do 1º de Agosto vai realizar um estágio de aproximadamente três semanas em Lisboa, tendo em vista a sua participação na fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos. A equipa rubro-negra segue viagem nos próximos dias para a capital lusa, onde tem agendados vários jogos de controlo com equipas locais, com destaque para o frente ao Sport Lisboa e Benfica. De acordo com Paulo Macedo, a equipa vai procurar fazer o maior número de jogos em Lisboa de controlo para ganhar rodagem competitiva.
“Vamos fazer um estágio em Lisboa e de lá seguimos para o palco da competição. Nesta altura, já temos a confirmação do amistoso com o Sport Lisboa e Benfica. Pretendemos fazer o maior número de jogos possíveis”, disse o comandante da equipa militar. A Taça dos Clubes Campeões Africanos de basquetebol em seniores masculinos disputa-se de 28 de Novembro a 8 de Dezembro em Malabo, Guiné Equatorial.


TORNEIO VICTORINO CUNHA

D’Agosto ergue troféu pela terceira vez


O 1º de Agosto conquistou, na última quarta-feira, pela terceira vez, o Torneio Victorino Cunha, competição que este ano fez disputar a quarta edição. Apesar de ter começado mal a competição, com uma derrota na jornada inaugural frente ao Interclube, por 78-89, a equipa militar, que projecta a fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos, redimiu-se nas últimas duas jornadas. Na derradeira jornada, os militares superaram os petrolíferos da capital, por 88-76, naquele que foi o primeiro clássico da época desportiva 2012/2013.
Depois de se terem defrontado em solo moçambicano, com vitória a sorrir-lhes, os pupilos de Paulo Macedo voltaram a superiorizar-se frente aos arqui-rivais. Disputada pelas equipas do 1º de Agosto, Petro de Luanda, Recreativo do Libolo e Interclube, consideradas as quatro melhores da actualidade, a quarta edição do Torneio Victorino Cunha foi jogada sob o signo de equilíbrio.
1º de Agosto e Petro de Luanda terminaram empatadas com cinco pontos, enquanto Libolo e Interclube também acabaram igualadas a quatro pontos. A classificação, com base na diferença entre pontos marcados e sofridos, ficou assim ordenada: 1º - 1º de Agosto (cinco pontos), 2º - Petro (cinco), 3º - Libolo (quatro) e 4º - Interclube (quatro). O poste Reggie Moore, do 1º de Agosto, foi o melhor jogador da prova. O base do Petro de Luanda Parfait Bite, com 61 pontos, foi o melhor marcador do torneio e Abdel Gomes o melhor ressaltador. MC

PROVINCIAL

Petro recebe Lusíada


A equipa sénior masculina de basquetebol do Petro de Luanda defronta hoje, a partir das 16h00, no Pavilhão Principal da Cidadela, a Universidade Lusíada, para a jornada do Campeonato Provincial. Os petrolíferos da capital, que falharam a conquista da quarta edição do Torneio Victorino Cunha, são favoritos ao triunfo, a julgar pela qualidade dos seus jogadores, de longe superior aos atletas “universitários”. O recém surgido Progresso Associação do Sambizanga mede forças com a formação do FC Vila Clotilde, às 16h00, no campo deste. O equilíbrio vai decerto marcar este desafio. No Rio Seco, a equipa militar recebe, a partir das 16h00, a modesta formação dos Amigos de Viana, prélio que Paulo Macedo vai aproveitar para rodar os atletas menos utilizados. MC

 BAI Basket

Petro e D´Agosto na ronda número dez


O clássico dos clássicos entre as formações do 1º de Agosto e Petro de Luanda para o Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculinos acontece na jornada número dez, segundo ditou ontem, o sorteio da XXXV edição do BAI Basket realizado numa das salas de reuniões da FAB, cuja fase regular arranca a 17 de Novembro próximo. Depois de acesos debates entre dirigentes, técnicos e a direcção da federação, relativamente aos moldes de disputa do BAI Basket, o sorteio foi efectuado quatro horas depois do início do encontro.
Os clubes rejeitaram a proposta da FAB que havia estabelecido duas voltas para a fase regular, uma volta para a fase de grupos com direito a um ponto de bonificação, terminando com a “Final Four”. Deste modo, a fase regular e a fase de grupos serão disputadas no sistema de todos contra todos a duas voltas, sendo que a equipa que terminar em primeiro lugar na fase de grupos recebe um ponto de bonificação. Libolo e Interclube centralizam as atenções da primeira jornada que compreende ainda os seguintes jogos: Progresso-Vila; Cduan-Lusíada; Sporting de Cabinda-1º de Agosto e Amigos de Viana-Petro. Folga por imperativo de calendário o ASA. Petro-Libolo batem-se na décima jornada. MC