Africa Basquetebol

24 outubro 2012

ANGOLA : Clubes aguardam informação


Petrolíferos e militares esperam recuperar em Malabo o domínio angolano no continente

Fotografia: M. Machangongo
A área técnica da FIBA-África vai enviar uma circular à Federação Angolana de Basquetebol, FAB, a comunicar o número de equipas nacionais que vão disputar, de 28 de Novembro a 8 de Dezembro, a Taça dos Clubes Campeões Africanos seniores masculina, a decorrer em Malabo, Guiné Equatorial.
A informação foi avançada ontem, ao Jornal de Angola, pelo secretário-geral da FAB, António Sofrimento. “A divulgação das equipas por país deve acontecer após a disputa da competição na zona um, ou assim que termine a Taça dos Clubes em seniores femininos, em Abidjan, Costa do Marfim.”
As equipas vencedoras do torneio qualificativo de cada zona têm a presença assegurada na competição. Por Angola, o 1º de Agosto, na qualidade de vencedor do torneio da Zona seis, disputado recentemente em Maputo, Moçambique, tem garantida estada no convívio entre os grandes da bola ao cesto continental.
Dependentes da comunicação do órgão reitor da modalidade no continente berço estão as formações do Petro de Luanda, segundo classificado no zonal, e o Recreativo do Libolo, campeão nacional, terceiro colocado na prova qualificativa disputada na capital moçambicana.
António Sofrimento referiu que, pela condição de campeã africana em anos anteriores, Angola tinha, além dos dois lugares disponíveis, recebido um convite pela qualidade competitiva das suas equipas. Esclareceu ainda que restam apenas cinco vagas para preencher as 12 destinadas à realização do evento.
“A Taça dos Clubes foi concebida para 12 equipas. Cada zona dá um representante e depois faz-se uma selecção das restantes formações para completar o quadro”.
Questionado sobre a quem compete a decisão de fazer essa triagem, o secretário-geral disse “cabe ao secretário-geral da FIBA, Alphonse Bilé. Ele é a pessoa responsável pela selecção de equipas para receberem wild cards (convites)”, concluiu.