Africa Basquetebol

22 agosto 2012

AFRO Sub 18 : Angola termina em terceiro


Malianos cruzam caminho dos angolanos no Afrobasket
Fotografia: Jornal dos Desportos
A Selecção Nacional de basquetebol masculino em sub-18 despediu-se ontem com derrota da fase preliminar da 18ª edição do Campeonato Africano das Nações da “bola ao cesto”, ao perder no Pavilhão da Académica, em Maputo, frente a sua similar do Senegal, por 45-67, em partida referente a quinta jornada do Grupo B e defronta o Mali nos quartos-de-final. Com este desaire, por sinal o terceiro, o combinado nacional que busca o passe de acesso à fase final do Campeonato do Mundo da categoria, a decorrer no Canadá, em 2013, ocupou o terceiro lugar do Grupo B, com sete pontos, atrás do Senegal, que obteve nove pontos.

A selecção do Egipto, actual campeão africano em título, terminou de forma invicta à fase preliminar do Grupo B do Campeonato Africano das Nações, ao somar dez pontos, fruto de cinco vitórias em igual número de jogos. Angola que já disputou dez finais, ganhou três e perdeu sete, vai a busca da sua décima primeira final a nível do Campeonato Africano das Nações da categoria. Os pupilos de Elvino Dias, Seleccionador nacional, começaram por perdeu na estreia, frente a similar da Costa do Marfim, por 51-60. Posteriormente, o cinco nacional venceu as congéneres de Marrocos e Gabão respectivamente, por 58-25 e 51-40.
Na quarta jornada, os angolanos foram copiosamente batidos pela forte selecção do Egipto, única equipa que venceu todos as partidas na fase preliminar do Afrobasket de Maputo. Concluída a fase preliminar a Selecção nacional vai agora preparar-se para atacar a fase do mata-mata, segundo fez saber o coordenador da comitiva angolana em Maputo, José Quizola. “Penso que cumprimos com o primeiro objectivo que era a qualificação para os quartos-de-final.
A partir de agora a margem de erros ficou reduzida a zero, porque quem perder fica logo afastado da competição daí que, teremos que nos apresentar nos próximos jogos com maior determinação e com os índices de concentração elevados”, frisou José Quizola. Vão jogar os quartos-de-final as selecções do Egipto, Senegal, Angola e Costa do Marfim, no Grupo “B”. Já no Grupo “A”, estão apuradas as selecções do Ruanda, Ghana, Mali e Moçambique. Angola traçou como meta a conquista da 18ª edição do Campeonato Africano das Nações.