Africa Basquetebol

27 julho 2012

ANGOLA : Angola entra em cena amanhã frente à Turquia

Campeãs Africanas querem fazer boa figura em Londres
Fotografia: Jornal dos Desportos
Com a realização hoje, às 21h00, da cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres, a Selecção Nacional de basquetebol em femininos aguarda com grande expectativa a sua estreia numa partida em vai ter pela frente, amanhã, a sua congénere da Turquia, em partida referente à primeira jornada do Grupo A. O combinado nacional foi uma das primeiras delegações a entrar na Vila Olímpica, depois de ter participado num torneio internacional, já em Inglaterra. Apesar de participar pela primeira vez no maior evento desportivo do mundo, depois de conquistar o Campeonato Africano das Nações da “bola ao cesto”, prova disputada no Mali, a Selecção Nacional vai procurar representar condignamente o basquetebol angolano em particular e o africano, em geral.

Inseridas no Grupo A, juntamente com as selecções dos Estados Unidos, campeã olímpica em título, China, Croácia e Turquia, adversária de estreia amanhã, as angolanas vão tentar evitar perder por números expressivos. Na partida de amanhã, frente à selecção da Turquia, o cinco nacional vai tentar surpreender o seu opositor, num jogo que se prevê difícil para as duas equipas, que vão seguramente procurar alcançar a primeira vitória na fase preliminar. Sem qualquer problema em termos clínicos, o seleccionador nacional tem à sua disposição as 12 atletas para o embate de amanhã.

Para contrapor a superioridade das turcas, em termos de peso e altura, o combinado nacional vai apostar nas transições rápidas defesa ataque, privilegiando sempre a circulação da bola em todas as áreas de jogo. O equilíbrio vai seguramente marcar o desafio.No Grupo B estão as selecções da Rússia, França, Austrália, Inglaterra, Brasil e Canadá.

Concentração
Selecção prepara mundial da Grécia


A selecção nacional sénior feminina de basquetebol 3x3 convocada para o Campeonato do Mundo da modalidade, a disputar de 23 a 26 de Agosto, em Atenas, concentra-se hoje, a partir das 16h00, nas instalações da Federação Angolana de Basquetebol, no Complexo da Cidadela Desportiva, em Luanda. De acordo com a convocatória a que tivemos acesso, a selecção nacional vai ser conduzida pelo técnico Sérgio Diogo Benitez Cristóvão, que chamou para esta campanha dez atletas. A formação do Grupo Desportivo Interclube foi o conjunto que mais jogadoras forneceu, num total de cinco, seguida da equipa militar, com três. De Portugal vem a Artemis Leonor Barbosa Afonso.

Na reunião desta tarde, com a direcção da federação angolana da modalidade, a equipa técnica nacional vai dar a conhecer o programa de preparação, tendo em vista o Mundial de Atenas. Eis as atletas pré-seleccionadas para a “operação” Atenas: Helena Francisco, Ana Gonçalves, Madalena Félix, Pascalina Dias, Elizabeth Mateus, Nazaré João, Luizia Simão, Mavuba Mireille, Merciana Fernandes e Artemis Afonso.
MC