Africa Basquetebol

24 julho 2012

ANGOLA : Amistosos atarefam Selecção

Pupilos de Elvino Dias estão na etapa crucial da preparação antes da viagem para o local da competição
Fotografia: Jornal dos Desportos
A pré-selecção nacional de basquetebol masculina em sub-18 que cumpre um estágio pré-competitivo em Madrid, Espanha, entra a partir desta semana na fase de jogos de controlo, tendo em vista a sua participação no Campeonato Africano das Nações da categoria, vulgo Afrobasket, prova a disputar-se de 16 a 25 de Agosto próximo, em Maputo, capital moçambicana. De acordo com o programa de preparação esta semana serão realizados quatro amistosos com formações da capital espanhola, ao passo que na próxima semana serão realizados mais quatro partidas.
Estes amistosos vão dar maior rodagem competitiva ao cinco nacional que luta pela conquista do título do Campeonato Africano das Nações (Afrobasket), segundo fez saber o seleccionador nacional, Elvino Dias. “Estamos praticamente na etapa crucial do nosso estágio, fase em que começaremos com os jogos de controlo. Vamos aproveitar bem as oito partidas porque queremos aparecer no Afrobasket de Maputo muito fortes para conquistar o título africano”, assegurou o técnico. Entretanto, os exercícios físicos sem descurar os aspectos técnicos e tácticos têm dominado a preparação da Selecção Nacional que se encontra na capital espanhola desde o dia 17 do mês em curso.
As transições rápidas defesa ataque, circulação da bola em todas as áreas de jogo e montagem de bloqueios têm merecido igualmente a atenção da equipa técnica. No Campeonato Africano das Nações da “bola ao cesto” Angola vai jogar ao lado das selecções do Egipto, Tunísia, Argélia, Costa do Marfim, Senegal, Congo Brazaville, Congo Democrático, Mali, Nigéria, Moçambique, entre outras. O Afrobasket de Maputo vai apurar os dois primeiros classificados para o Campeonato do Mundo do Canadá, marcado para 2013