Africa Basquetebol

17 junho 2012

ANGOLA : Selecção obtém primeira vitória no Torneio das Quatro Nações


Grupo deixa a China nos próximos dias
Fotografia: Jornal dos Desportos
A Selecção Nacional de Basquetebol em seniores femininos alcançou ontem a sua primeira vitória, ao derrotar a Nova Zelândia, por 76-64, na última jornada do Torneio das Quatro Nações, prova que decorreu na China, enquadrado na preparação para os Jogos Olímpicos de Londres. As atletas angolanas redimiram-se do desaire que haviam sofrido na primeira volta, em que perderam por 58-68. Com este triunfo, as angolanas encerram o estágio que efectuavam na China. Em cinco jogos disputados, a Selecção Nacional averbou quatro derrotas, tendo obtido apenas um triunfo.

As pupilas de Aníbal Moreira foram batidas pela Austrália, vice-campeã olímpica, por expressivos 66-46, seguindo-se os desaires frente às selecções da China, Nova Zelândia e Austrália por 53-71, 58-68 e 60-74. O seleccionador nacional, Aníbal Moreira, aproveitou o Torneio das Quatro Nações disputado na China para dar mais rodagem competitiva ao grupo que faz a sua estreia na maior cimeira desportiva do globo no Grupo A, ao lado das selecções do Estados Unidos da América, actual campeã olímpica em título e China. As outras três selecções saem do Torneio Pré-olímpico da Turquia.
Apesar de não conhecer as três selecções com quem vai jogar durante a primeira fase, o grupo liderado por Aníbal Moreira espera realizar uma boa campanha durante os Jogos Olímpicos de Londres, uma tarefa que se afigura difícil dado o potencial das suas adversárias.

Estágio dos masculinos
A Selecção Nacional de Basquetebol em seniores masculinos está na cidade de São Paulo, Brasil, palco da última etapa do estágio de preparação para o Torneio Pré-Olímpico de Caracas, Venezuela, prova a decorrer de 2 a 8 de Julho próximo. Depois de ter cumprido a primeira etapa do estágio em Espanha, o cinco nacional vai agora cumprir a última etapa da sua preparação. Em Espanha, a Selecção Nacional efectuou dois jogos, tendo obtido igual número de vitórias. Em São Paulo, o combinado nacional pode realizar quatro a cinco jogos.

Afrobasket/em sub-18
“Operação” Maputo arranca quarta-feira


A direcção da Federação Angolana de Basquetebol marcou para quarta-feira próxima, às 10h00, na sua sede, situada no Complexo da Cidadela Desportiva, a reunião com os atletas e equipa técnica da Selecção Nacional de sub-18 masculinos, para abordarem o início da preparação para a disputa do Campeonato Africano, a decorrer em Agosto na capital moçambicana, Maputo. No encontro estão presentes os 18 atletas convocados e a direcção da FAB vai debruçar-se sobre o plano de preparação elaborado pelo técnico Elvino Dias, no qual prevê um estágio na África do Sul, local donde a equipa deve seguir para o palco da competição, dois dias antes do início da competição.

Na convocatória, assinada pelo presidente do órgão reitor da modalidade, constam os nomes dos atletas do Clube Desportivo 1º de Agosto: Ivanádio de Jesus, Mieze José Francisco, José Leonardo Tumba Kipanda, Joel José Domingos, Reginaldo Manguani Kanza, Fernando Alcino Samusamba Kambuando, Carlos Ketson dos Santos Cabral, Joel Mavinga Manuel Fernandes, do Atlético Petróleos de Luanda foran escolhidos, André temo João, Teotónio José Pires Dó, Yanick Madoda Mateus Quimuanga, Joaquim Patrício Menezes Pedro, Joel Vladmir Francisco e Leonildo Hudson Tchokhopa.

O Atlético Sport Aviação cedeu Sílvio Paulino Campos Manuel e Moussa Quicassa. O Progresso Associação do Sambizanga está representado por Valter de Oliveira Malheiro dos Santos. N´Gombo Carmona Rogério é o único atleta do Grupo Desportivo do Interclube. A equipa ténia é liderada por Elvino Dias, coadjuvado por Joaquim Júlio Pinto, pelo seccionista Hélder Benedito Custódio, o fisioterapeuta Francisco Domingos Amaro e o médico António Cahingulo Balaca. Angola, que obteve o apuramento ao vencer o torneio da Zona VI, disputado em Maio último em Maputo, procura o passe para o Campeonato do Mundo, no Canadá. Hélder Jeremias