Africa Basquetebol

23 maio 2012

MOÇAMBIQUE : QUALIFICAÇÃO PARA OS JOGOS OLÍMPICOS 2012 - Croácia primeiro obstáculo de Moçambique





A CROÁCIA será a primeira adversária da Selecção Nacional de Basquetebol Sénior Feminina na caminhada para os Jogos Olímpicos de Londres-2012.
Maputo, Quinta-Feira, 24 de Maio de 2012:: Notícias


Moçambique começa, no dia 25 do próximo mês, a traçar o seu destino para os Jogos Olímpicos de 2012, defrontando a Croácia, em partida do Grupo C das eliminatórias de acesso ao gigantesco evento. Além das croatas, a turma moçambicana terá como adversária a Coreia do Sul no dia 26.
O torneio de acesso ao maior evento desportivo mundial realiza-se em Ankara de 25 de Junho a 1 de Julho, sendo que a Selecção Nacional marca presença na condição de repescada em virtude da desistência do vice-campeão Senegal, que viu destituída a respectiva federação, e o atraso da Nigéria, quarto classificado, na resposta ao convite formulado pela Federação Internacional de Basquetebol (FIBA).
Assim coube à equipa nacional, quinta classificada no Campeonato Africano, realizado em Outubro passado no Mali, representar o Continente Africano, à semelhança da selecção maliana.
Curiosamente, a formação moçambicana faz a sua estreia no dia 25, data da independência nacional, pelo que uma vitória frente à Croácia significaria uma dupla festa para todos nós. Aliás, as croatas, comparativamente às sul-coreanas, são as que teoricamente estão mais ao alcance da nossa selecção, visto que ocupam o 31° no “ranking” da FIBA, enquanto as asiáticas possuem um dos melhores colectivos do mundo e são nonas classificadas.
Moçambique, 37° lugar no “ranking”, terá uma missão difícil na caminhada para Londres. Numa primeira fase terá que ocupar uma das duas primeiras posições para transitar aos quartos-de-final, etapa em que defrontará selecções bem mais fortes.
De referir que o Mali, outra equipa africana em prova, terá como adversários o Canadá e a França.
Angola, detentora do título africano, já garantiu presença nos Jogos Olímpicos. Além de Angola, estão apurados para os Jogos Olímpicos os seguintes países: Estados Unidos (campeã do mundo), Inglaterra (anfitrião), Rússia (campeã da Europa), China (campeã da Ásia), Austrália (campeã da Oceânia) e Brasil (campeã do pré-olímpico do Continente Americano).
Eis os grupos completos das eliminatórias para as Olimpíadas
Grupo A: Japão, Porto Rico, Turquia
Grupo B: Argentina, Rep. Checa, Nova Zelândia
Grupo C: Croácia, Coreia do Sul, Moçambique
Grupo D: Canada, França, Mali