Africa Basquetebol

20 abril 2012

ANGOLA : Decisão acontece no Rio Seco

O 1º de Agosto só precisa de voltar a vencer o Interclube para erguer a 34ª Taça de Angola
Fotografia: Jornal dos Desportos
O 1º de Agosto só precisa de voltar a vencer o Interclube para erguer a 34ª Taça de Angola em sénior masculino, em partida pontuável para a segunda mão, a ter lugar hoje, a partir das 18h00 no pavilhão do Rio Seco. Depois de na terça-feira os militares terem vencido com grande facilidade em casa do adversário, os polícias têm hipóteses diminutas de obrigar a disputa de uma terceira partida. Os adeptos do 1º de Agosto vão para o encontro motivados pelo ambiente festivo que se vai implantar no Codenm, pela conquista do segundo maior troféu de clubes nacionais.
A concretizar-se, Mário Palma começa em grande o seu regresso ao comando técnico da equipa, o que lhe faz projectar com maior acutilância a fase final do Campeonato Nacional, outro objectivo que está na base da sua contratação. Apesar do favoritismo do plantel rubro e negro, o técnico principal do Interclube, José Carlos Guimarães, não atira a toalha ao tapete e incutiu nos seus pupilos a ideia de que ainda nada está perdido. “Estivemos mal no primeiro jogo, pois a equipa apresentou-se descaracterizada, mas cada jogo é um jogo. Por isso, vamos esquecer o passado e olhar com optimismo o futuro”, disse. Por seu turno, o técnico-adjunto do 1º de Agosto, Paulo Macedo, pede ao plantel maior entrega, ao contrário do que sucedeu no primeiro jogo, no qual a equipa não soube tirar maior proveito das facilidades que o adversário apresentou.

BASQUETEBOL JOGOS OLÍMPICOS
Pré-selecção feminina volta à quadra de jogosA direcção da Federação Angolana de Basquetebol convocou ontem 17 atletas para integrarem a pré-selecção nacional de basquetebol sénior feminino, visando a participação nos Jogos Olímpicos de Londres, previsto de 27 de Julho a 12 de Agosto do corrente ano. As campeãs africanas concentram-se hoje, às 16h00, na sede da Federação. A convocatória assinada pelo presidente da Federação, Gustavo Dias Vaz da Conceição, apresenta os nomes de oito jogadoras afectas ao Interclube, Catarina Juliana Camufal, Luzia Simão Adão, Astrida Tumba Vicente, Sónia Sebastião Guadalupe, Luísa Macuto Tomás, Nadi Graciete Manuel, Ngiendula Makananu Filipe e Angelina Ngolome; cinco atletas do 1º de Agosto, Fineza da Silva Eusébio, Felizarda da Conceição Jorge, Nacissela Cristina Oliveira Maurício, Ângela Sónia Monteiro Cardoso, Madalena Félix.

O Grupo Desportivo do Maculusso cedeu a atleta Marcelina Ruth Dias Fernandes; o Inter de Benguela está representado por Ana Cláudia da Costa Gonçalves; no Juventude de Viana foi escolhida Flora Bernardo Muzangueno, ao passo que Artemis Leonor Babosa Afonso foi convocada da Associação Desportiva de Vagos (Portugal). A equipa técnica é dirigida pelo professor Aníbal Jesus Moreira, coadjuvado pela treinadora adjunta Elisa Pires, a seccionista Delfina Campos e a fisioterapeuta Ndona Jaqueline. O técnico Aníbal Moreira e os seus adjuntos, depois de terem obtido o apuramento à maior cimeira do desporto mundial, com a conquista do Campeonato Africano da categoria, disputado no início do ano, em Mali, têm a dura missão de projectar um grupo que ofereça garantias para que Angola esteja representada de forma condigna.

A equipa técnica conta com 70 por cento das atletas com que a equipa nacional obteve a medalha de prata nos Jogos Africanos de Maputo, ao perder a final com a Costa do Marfim, e alcançou a medalha de ouro no Campeonato das Nações, em Bamako, Mali. Aníbal Moreira conhece o potencial da matéria humana que dispõe para formar um conjunto mais coeso, motivo que deixa antever poucas alterações no esqueleto da equipa. As 17 atletas estão conscientes de que Angola defende o estatuto da equipa detentora do melhor basquetebol africano, daí que os dias que antecedem a prova olímpica vão ser de trabalho árduo, pois só vão ficar no grupo aquelas que estiverem em melhor forma desportiva.

BAI BASKETLusíada bate Amigos A série B da fase final da Campeonato Nacional de Basquetebol sénior masculino (Bai Basket) teve início ontem, às 16h00, no pavilhão anexo número II da Cidadela Desportiva, com a vitória da Universidade Lusíada, por 156-54, sobre os Amigos de Viana.
Noutro encontro, o Clube Desportivo Universidade Agostinho Neto e o Clube Vila Estoril disputaram a segunda partida do dia, mas até à hora do fecho era desconhecido. A segunda jornada está agendada para hoje, a partir das 16h00, no mesmo local, entre o Clube Vila Estoril e o Clube Desportivo Lusíada, ao passo que amanhã decorre a terceira com os emparceiramentos Vila Clotilde – Sporting de Luanda, às14h30, e Amigos de Viana – Cduan, duas horas depois. Hélder Jeremias