Africa Basquetebol

08 setembro 2011

JOGOS AFRICANOS MAPUTO 2011 - Básquete feminino: Invictas e magníficas

SOFRER, já estamos habituados, pois sabemos que, no final, a vitória, essa, será inequivocamente nossa. Tem sido assim no pavilhão do Desportivo, palco dos “shows” diários interpretados pelas nossas magníficas e invictas meninas da bola-ao-cesto, que agora seguem determinadas para os quartos-de-final. Maputo, Quinta-Feira, 8 de Setembro de 2011:: Notícias


Ontem, em mais uma partida em que a decisão aconteceu já nos segundos finais e outra vez sob a responsabilidade de Anabela Cossa – da Liga Muçulmana e não “alvi-negra” – a turma nacional venceu o Quénia por 56-48.

Com uma boa defesa à zona, mas menos prática do ponto de vista ofensivo, as quenianas fecharam-se muito bem, criando imensas dificuldades de penetração na sua área restritiva. Este facto baralhou o esquema das moçambicanas, obrigadas a adoptar estratégias mais técnicas para chegar ao cesto, dado o reconhecido défice de concretização a partir dos 6.25 metros.
Com um jogo pouco vistoso, o Quénia, mesmo assim, teve o condão de liderar o marcador nalguns momentos da contenda, inclusive já a caminho do fim. No entanto, a sempre crença das nossas jogadoras, superiormente comandadas por Deolinda Ngulela, acabou sendo determinante para se chegar ao quinto triunfo consecutivo.
Jogaram e marcaram: Valerdina Manhonga (6), Deolinda Ngulela (8), Ana Flávia Azinheira (6), Anabela Cossa (11), Zinóbia Machanguana (8), Cátia Halar (0), Carla Silva (0), Leia Dongue (6), Ruth Muianga (2), Ondina Nhampossa (0), Odélia Mafanela (3) e Deolinda Gimo (6).
Na classificação, Moçambique somou 10 pontos no Grupo A, seguido da Nigéria com nove, Quénia e Argélia sete, Zimbabwe e RD Congo seis. Nu Grupo B, Angola também terminou com 10 pontos, à frente do Senegal com nove, Costa do Marfim e Ruanda sete, Mali seis e Camarões cinco.
Hoje, não há basquetebol, voltando a competição amanhã, no pavilhão do Maxaquene, para os quartos-de-final, com os jogos Argélia-Angola (13.30), Costa do Marfim-Nigéria (15.30), Ruanda-Moçambique (17.30) e Quénia-Senegal (19.30). De manhã, para as classificativas, teremos Camarões-Zimbabwe (9.00) e RD Congo-Mali (11.00).
Entretanto, os masculinos entram em acção a partir de amanhã, no pavilhão do Desportivo, com Moçambique, no Grupo A, a estrear-se diante da Argélia, às 19.30 horas. Antes, terão lugar os embates Cabo Verde-África do Sul (13.30), também para o Grupo B; Mali-Ruanda (15.30) e Egipto-Costa do Marfim, ambos para o B.