Africa Basquetebol

07 setembro 2011

ANGOLA : Maria da Conceição Sampaio advoga atenção às províncias

A presidente da Associação Provincial de basquetebol de Luanda, Maria da Conceição Sampaio, defendeu, ontem, na capital do país, maior coesão entre as associações provinciais com vista a pressionar a direcção da Federação Angolana de Basquetebol a mudar os métodos de trabalho em prol do desenvolvimento da modalidade.


Conceição Sampaio, que participou, recentemente, na província da Huíla, no encontro trimestral, advoga uma postura do órgão reitor a prestar melhor atenção ao trabalho desenvolvido em todas as regiões do território nacional, contrariamente, à dinâmica do consulado de Gustavo da Conceição que apenas se preocupa com o que existe na capital do país.
A dirigente louvou o facto de contar com a colaboração das associações provinciais na criação de subzonas que, doravante, vão realizar torneios interprovinciais regulares, assim como reuniões trimestrais para se abordar a dinâmica do basquetebol nacional. Através da maior aproximação com os órgãos decisivos. “Notámos, com desagrado, que a Federação Angolana de Basquetebol descura de um dos factores imprescindíveis, ou seja, a base para o desenvolvimento que se pretende do basquetebol nacional”, disse a dirigente.
A líder da Associação de Luanda descreveu a fragilidade da liderança de Gustavo da Conceição: “Pouco ou nada se pode fazer, enquanto as pessoas continuarem a pensar que só em Luanda é que se pode trabalhar”. Para alterar o quadro, Conceição Sampaio define o caminho. “Por isso, optamos por pressionar para que haja, de facto, mudança de mentalidade”, disse.
Conceição Sampaio informou que as províncias de Benguela, Huambo e Bié formam um trio, Huíla, Namibe e Cunene, outra subzona, Kwando-Kubango, Moxico, Lunda-Norte e Lunda-Sul representam um quarteto, Uíge, Zaire e Cabinda inserem-se no mesmo grupo, ao passo que Luanda, Kwanza-Norte e Bengo integram outro trio.
“As associação felicitam o desempenho dos atletas da Selecção Nacional na conquista do segundo lugar, mesmo com as dificuldades inerentes a questões administrativas”, finalizou Conceição Sampaio. O próximo encontro trimestral das Associações Provinciais de Basquetebol acontece em Luanda, no mês de Janeiro de 2012.