Africa Basquetebol

08 setembro 2011

ANGOLA : 1ª de Agosto em Lisboa sob mando de Mário Palma

A equipa sénior masculina do 1º de Agosto que já projecta a época desportiva 2011/2012 deve seguir no dia 19 para Lisboa, onde a partir de 23 começa a competir no Torneio Internacional organizado pelo Sport Lisboa e Benfica. O director geral do Clube Central das Forças Armadas Angolanas, Fernando Barbosa “Barbozinha”, afirmou que os aspectos administrativos estão praticamente concluídos, pelo que, a viagem da comitiva militar deve acontecer mesmo no dia 19.

“Os aspectos administrativos estão a ser tratados e creio que até a próxima semana teremos tudo preparado para a equipa seguir viagem para Lisboa a fim de participar no Torneio Internacional do Benfica”, disse.Depois de participar no Torneio Internacional, que termina no dia 25, a formação rubro e negra permanece nas terras de Camões para cumprir um estágio pré-competitivo de aproximadamente um mês.

O ainda o director-geral disse que o professor Mário Palma, técnico contratado pela direcção do 1º de Agosto, a fim de resgatar o título perdido para o arqui-rival, Atlético Petróleos de Luanda, junta-se à equipa no dia 19. Questionado sobre as novas aquisições do grémio militar para a temporada 2011/2012, Fernando Barbosa “fechou-se em copas”, alegando que é um dossier que não domina.
O Jornal dos Desportos apurou, de fonte próxima da colectividade, que o Clube Central das Forças Armadas Angolanas assegurou já as contratações do norte-americano Reggie Moore, extremo poste, Domingos Bonifácio, base, e Leonel Paulo, poste, ambos internacionais angolanos, que representaram, na última temporada, as cores do Grupo Desportivo e Recreativo do Libolo. A equipa militar sob comando do português Luís Magalhães ocupou o quarto lugar do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculinos, BAI Basket.
Equipa norte-americana “AND 1” promove modalidade em Cabinda

A equipa norte-americana AND 1 realizou, ontem, na cidade de Cabinda, uma competição de basquetebol que visou promover a pratica da modalidade entre a juventude, principalmente dos atletas inseridos no projecto de massificação desportiva “promade”. A formação AND 1 composta por 15 atletas profissionais está em Angola a convite da Movicel, com o objectivo de incentivar os jovens angolanos a praticarem o basquetebol para o desenvolvimento da modalidade no país.
O primeiro espectáculo foi em Luanda, o segundo, em Cabinda e o terceiro vai decorrer na província de Benguela. Os atletas da equipa norte-americana, orientada pela professora Linda Hill, além de incentivarem a pratica da modalidade, transmitem mensagens educativas aos jovens, especialmente relacionadas com a importância da abstenção de drogas, alcoolismo e de outras práticas nocivas à sociedade.
A directora das relações públicas da Movicel, Noelma Ganhão, disse em conferência de imprensa, que a vinda ao país da equipa de basquetebol AND 1 vai incentivar muitos jovens angolanos a interessarem-se pela pratica da modalidade para concretizarem os seus sonhos. “O objectivo principal da vinda da AND 1 é incentivar a juventude a praticar a modalidade nos bairros até atingirem o nível federado”, disse.
Linda Hill, treinadora da AND 1, afirmou que a presença dos seus atletas vai incentivar os praticantes angolanos a seguirem os seus passos e a tornarem-se grandes atletas. Em cada país onde a equipa é convidada a actuar, os atletas transmitem aos jovens mensagens educativas que os possam cativar a aprender o ABC da modalidade. O ugandês Paul Otim, que faz parte da equipa, pediu a todos basquetebolistas que continuem a praticar a modalidade e que não deixem de sonhar em serem excelentes atletas.
Joaquim Suami, em Cabinda