Africa Basquetebol

10 setembro 2011

JOGOS AFRICANOS MAPUTO 2011 - Básquete feminino: “Trinitás” ruandesas pregaram-nos um susto

O RUANDA? Toda a gente se questionava, tendo em conta se tratar de um país praticamente desconhecido na geografia basquetebolística de África, em femininos. Porém, estava ali, perante um público embasbacado, a controlar os acontecimentos a seu bel-prazer, dando a sensação de fazer desmoronar o nosso lindo sonho de chegar às medalhas.

Modestas, as ruandesas não possuem uma grande equipa. Possuem, no entanto, uma grande força interior e, acima de tudo, um quarteto que se responsabiliza por tudo. Yvette Uwezeye, Laetita Mohorro, Tierra Henderson e Ayebara Honoree são as “Trinitás” que com os seus tiros precisos pregaram a Moçambique um grande susto, com cestos sucessivos e, inclusive, a ganharam os ressaltos.
Foi assim durante os dois primeiros períodos, no final dos quais Ruanda esteve a vencer, por 21-18 e 42-38, para, no terceiro, permitir a recuperação moçambicana para 59-57. Mas, convenhamos, foi precisamente nos últimos 10 minutos que o recital de basquetebol nacional veio ao de cima, retornando ao pavilhão do Maxaquene a festa que havia esmorecido. Animadas, as nossas jogadoras partiram disparadas para o triunfo, numa altura em que as adversárias praticamente já não tinham quaisquer argumentos.
E esta reviravolta teve os seus artífices. Sinceramente, é verdade que em nenhum momento pusemos em causa a classe e a magnificência de Deolinda Ngulela, mas, ontem, ela fez um jogo verdadeiramente fascinante. Jogou, fez jogar e até se encarregou de marcar, inclusive em posições espectaculares. Mas o concerto não foi somente oferecido por ela. Deolinda Gimo superou-se a si própria e, depois de ter perdido a batalha nas tabelas, redimiu-se e acabou sendo dona e senhora das bolas nessa posição.
Anabela Cossa e Leia Dongue já habituaram o público a excelentes exibições, num desafio em que Odélia Mafanela entrou para “arrasar”. Oxalá logo à noite, diante do Senegal, tudo corra a contento para as magníficas meninas da nossa selecção.
Jogaram e marcaram: Valerdina Manhonga (1), Deolinda Ngulela (12), Ana Flávia Azinheira (6), Anabela Cossa (13), Zinóbia Machanguana (1), Cátia Halar (2), Carla Silva (0), Leia Dongue (14), Ruth Muianga (0), Ondina Nhampossa (4), Odélia Mafanela (9) e Deolinda Gimo (24).

1 Comments:

Enviar um comentário

<< Home