Africa Basquetebol

02 setembro 2011

ANGOLA : MINJUD- Homenageia os decacampeões


O Ministério da Juventude e Desportos e o Governo da província de Luanda realizam hoje, a partir das 19h00 no Parque Heróis de Chaves, uma gala de homenagem aos atletas, técnicos e auxiliares da Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol, no âmbito da conquista do segundo lugar no XXVI Campeonato Africano das Nações, disputado em Antananarivo, capital de Madagáscar. O evento, em que vão estar presentes várias personalidades ligadas aos desportos, e não só, começa com um discurso do capitão do combinado nacional, Joaquim Gomes “Kikas”, seguindo-se da intervenção do presidente da Federação Angolana de Basquetebol, Gustavo da Conceição.

Em seguida, altos funcionários do ministério de tutela vão proceder à entrega de prémios (que podem chegar aos 10 mil dólares, graças aos patrocínios de diversas empresas) aos atletas, técnicos e membros auxiliares da equipa que conquistou o segundo lugar da maior prova ao nível da bola ao cesto no continente, que foi vencida pela selecção da Tunísia. Consta ainda no programa a apresentação dos prémios atribuídos pela FIBA África pela hegemonia do basquetebol angolano durante os cerca de duas décadas, antes do discurso do Ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba. O evento termina com um jantar de confraternidade, seguido de espectáculo musical com influentes artistas da praça nacional.

Associações analisam fracasso angolano no Afrobasket’2011

O fracasso da Selecção Nacional de basquetebol no recém terminado Campeonato Africano das Nações, realizado em Antananarivo, vai ser objecto de análise por parte de responsáveis das associações de basquetebol nas províncias do Bié, Benguela, Huambo, Namibe e Huíla, na cidade do Lubango. O Jornal dos Desportos apurou, de uma fonte, que é intenção dessas associações exigir da FAB a realização da assembleia extraordinária para pedir explicações sobre o fracasso da contratação de Michel Gomez e do desempenho da Selecção.

A mesma fonte aventou a hipótese de se propor a destituição do actual elenco federativo liderado por Gustavo da Conceição. “Não estamos satisfeitos com os resultados da contratação de Michel Gomez, da pobre prestação da Selecção no Afrobasket e dos poucos apoios que as associações têm tido para massificar a modalidade”, confidenciou a fonte. O encontro ainda não tem data marcada, mas sábado, no período da manhã, está previsto um encontro preliminar, com a participação dos secretários-gerais das associações de Bié, Benguela, Huambo, Huíla e Namibe, para trabalhar na preparação de condições do encontro dos presidentes.
Gaudêncio Hamelay, no Lubango

Escalões de formação disputam torneio regional

A cidade do Lubango acolhe desde ontem um torneio regional de basquetebol nos escalões de iniciados feminino e masculino, com o propósito de criar a dinâmica competitiva ao nível das regiões. O torneio, que se disputa até amanhã, no sistema de todos contra todos a uma volta, tem a participação de formações masculinas e femininas provenientes das provinciais do Bié, Benguela, Huambo, Huíla e Namibe. Henriques Albano, secretário-geral da Associação Provincial de Basquetebol da Huíla, APBH, referiu que o torneio termina sábado com a realização no período da tarde da reunião dos presidentes das associações das seis provinciais participantes.

Para o técnico de basquetebol, Emanuel Trovoada, a realização de competições regionais entre províncias dá outra dinâmica e mantém viva a modalidade nestas regiões. Considerou importante haver essa dinâmica no seio dos praticantes, pois não se pode ficar à espera de soluções por parte do órgão reitor da modalidade. “Temos de criar essas soluções entre treinadores e associações, para fazermos intercâmbios, porque os jovens estão aí, procuram espaço para se afirmarem no basquetebol nacional”, reconheceu. GH