Africa Basquetebol

30 agosto 2011

ANGOLA : Vice-Campeões já estão no país


A selecção angolana de basquetebol, decacampeã africana, foi destronada no domingo, em Antananarivo, do topo da modalidade pela Tunísia, após derrota por 56-67, na final da 26ª edição do Afrobasket, realizada de 17 a 28 de Agosto, no Madagáscar.

Inferiores ao adversário em todos os capítulos do jogo, os angolanos pouco ou nada tinham a fazer numa final a que chegaram com sérios problemas, que acabaram por afectar o rendimento da equipa, desde a fraca qualidade técnica, instabilidade no balneário, à demissão do seleccionador a meio da prova, sendo este um facto inédito no mundo da bola ao cesto.

À equipa faltou verdadeira estrutura, coesão, disciplina táctica, atitude e sobretudo eficácia, valores que se viram invertidos, e quase esquecidos face aos resultados positivos, mas pouco convincentes, conseguidos na fase inicial do campeonato. No fecho da maior festa basquetebolística do continente, em pleno Palácio dos Desportos de Antananarivo, o conjunto nacional revelou-se incapaz de provar uma superioridade que remontava há 12 anos, perdendo o troféu que detinha há seis edições consecutivas (1999/2001, 03, 05, 07, 09).

A “arrastar-se” na prova, com um basquetebol incaracterístico, os decacampeões baquearam na final, ante a bem estruturada Tunísia, numa partida em que apenas empataram a três pontos nos minutos iniciais, não passaram sequer uma vez para a frente no marcador e chegaram a estar com 23 pontos de desvantagem (17-30). Os escassos nove pontos marcados durante o primeiro período de 10 minutos espelham a fraca produtividade da selecção, cujo técnico assumiu a função de treinador principal apenas quatro dias antes.

No quarto inicial, apenas dois jogadores converteram pontos, sendo Felizardo Ambrósio cinco e Carlos Morais quatro. A apatia do grupo e dependência em relação a um ou outro atleta contrastavam com a eficácia do adversário, que, com base no jogo exterior e defesa aguerrida, não teve dificuldades para conquistar o primeiro título africano e adiar o sonho dos angolanos de marcar presença nos Jogos Olímpicos de Londres’2012, na Inglaterra.

Angola contentou-se com a terceira prata em 17 edições e deve disputar o torneio pré-olímpico para tentar o apuramento aos Jogos de Londres, para os quais a Tunísia está qualificada.

Selecção já em Luanda

A Selecção Nacional de basquetebol regressou ontem ao país, depois de ter participado na 26ª edição do Campeonato Africano da modalidade, Afrobasket, que decorreu de 17 a 28 em Antananarivo, Madagáscar. Domingo, a selecção nacional perdeu a final do Afrobasket’2011 diante da Tunísia, por 56-67.

Com este resultado, Angola tem de disputar um torneio pré-olímpico para tentar a qualificação aos Jogos de Londres’2012. Este torneio é uma segunda possibilidade que se dá ao segundo e terceiro classificados das diversas regiões Fiba, e apura os dois primeiros para o torneio olímpico.

“Faltou tudo à Selecção”

O capitão da Selecção Nacional de basquetebol, Kikas Gomes, disse que Angola perdeu a final da 26ª edição do Campeonato Africano (Afrobasket’2011), disputado em Antananarivo (Madagáscar), para a Tunísia, por falta de energia, atitude e poder de reacção. De acordo com o poste de 2,00 metros, faltou tudo ao “cinco” nacional na derrota diante dos tunisinos por 56-67. “Queríamos a medalha de ouro, mas as coisas não correram bem, nada correu como queríamos, faltou-nos tudo”, explicou, acrescentando que o adversário foi superior em todos os aspectos.

Kikas disse que o grupo enfrentou vários problemas durante a preparação, citando a dificuldade em entender o treinador pelo facto deste se expressar numa língua diferente (francês). “Durante a preparação, tivemos problemas. Com o antigo seleccionador, a língua foi o principal, o tradutor respondia mais pela parte física do grupo e o adjunto de campo não fala francês. Ainda assim, fizemos uma boa preparação, mas pelos vistos não foi suficiente”, frisou, realçando que foi a sua primeira final perdida. Kikas Gomes disputou as finais de 1999 (Angola), 2001 (Marrocos), 2003 (Egipto), 2005 (Argélia), 2007 (Angola) e 2009 (Líbia), tendo ganho todas.

Lunda-Sul e Luanda decidem título masculino

A selecção da Lunda-Sul defronta hoje, às 10h00, no campo da escola Rei Mandume, a sua congénere de Luanda, na partida de decisão do título masculino de basquetebol, nos Jogos Nacionais escolares. Nas meias-finais, o representante da Lunda-S derrotou a selecção provincial do Bié, por 25-20, numa partida pautada pelo equilíbrio. O despique arrastou-se até aos últimos cinco minutos da partida, altura em que as duas formações estavam empatadas a 20 pontos. Os académicos da capital venceram por uma margem de nove pontos (21-12) a Selecção anfitriã.

O magro resultado apresentado pelos dois conjuntos justifica o elevado número de falhanços. Em femininos, o troféu vai ser disputado entre as formações da Huíla e do Moxico. Nas meias-finais, as huilanas vergaram as meninas do Bengo por claros 33-22. A selecção do Moxico superiorizou-se à sua congénere de Luanda, por 26-15. As equipas de Luanda e do Bengo jogam hoje para o terceiro lugar. A quinta posição vai ser disputada entre as formações do Namibe e do Kwanza-Sul. AA