Africa Basquetebol

04 setembro 2011

ANGOLA : FAB reafirma pemanência de Covilhã


O presidente da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), Gustavo da Conceição, reafirmou na última sexta-feira, em Luanda, a permanência do seleccionador nacional, Jaime Covilhã, até 2013, para o Campeonato Africano da modalidade. O responsável, que falava à Angop, na cerimónia de homenagem dos vice-campeões africanos, disse que o substituto do francês Michel Gomez vai ficar no comando da selecção para os próximos desafios do país.

“Os próximos compromissos com o novo técnico é a participação no pré-olímpico e vai fazer parte de um projecto da Federação mais alargado que é a angolanização nesta posição a longo prazo”, revelou. Doravante, o seleccionador vai ter um grande desafio que consiste na preparação da selecção para o próximo campeonato africano da modalidade (afrobasket’2013), segundo o presidente. Gustavo da Conceição afirmou que, além do contrato com Jaime Covilhã, existe um projecto de “profundidade” entre a Federação e o técnico. Jaime Covilhã assumiu o comando da Selecção angolana no Afrobasket’2011 em Antananarivo, Madagáscar, depois do fraco desempenho do técnico Michel Gomez nas primeiras jornadas do campeonato.

Vice-campeões agraciados
com prémios monetários

Os vice-campeões do Afrobasket’2011 foram homenageados, na noite de última sexta-feira, pelo empenho demonstrado na competição realizada de 17 a 28 de Agosto último, em Antananarivo, Madagáscar. Num jantar de gala, oferecido pelo Ministério da Juventude e Desporto, por ocasião da conquista, no dia 28 de Agosto último, do segundo lugar do Afrobasket’2011, os atletas receberam os prémios avaliados em quatro mil dólares cada. Ainda na cerimónia foram reconhecidos, pelas condecorações dos 50 anos de afrobasket pela FIBA, o presidente da Federação Angolana de Basquetebol, Gustavo da Conceição, como dirigente desportivo, com três títulos consecutivos.

Vitorino Cunha, como técnico com mais títulos africanos; Ângelo Vitoriano, como antigo jogador africano com mais participações nos Afrobasket e Jean Jacques da Conceição, como jogador de todos os tempos em África. Nesta senda de reconhecimento, a operadora da rede de telefonia Movicel entregou, como prémio, 300 mil kwanzas a cada integrante da comitiva angolana.

O Ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba, que na ocasião lia a mensagem do vice-presidente da República, Fernando da Piedade Dias dos Santos “Nandó”, disse que, apesar da Selecção Nacional não alcançar o título, valeu pelo esforço e entrega dos atletas e da equipa técnica. A Selecção angolana decacampeã africana perdeu diante da Tunísia, na final do Afrobasket’2011, realizado em Antananarivo, Madagáscar, por 67-56.