Africa Basquetebol

09 setembro 2011

ANGOLA : Aníbal Moreira realça importância da concentração frente a Argélia

O seleccionador nacional, Aníbal Moreira, reconhece que a selecção da Argélia é muito bem organizada e que o seu conjunto deve manter bem altos os níveis de concentração e motivacionais para superar este adversário, hoje, nos quartos-de-final do torneio panafricano de basquetebol feminino, a decorrer no pavilhão do Maxaquene.
Em declarações à Angop, em Maputo, para perspectivar a segunda etapa da prova, depois de terminar invicta a etapa de grupos, o treinador afirmou que respeita as adversárias de hoje por tudo quanto fizeram até agora, trata-se de uma equipa muito bem estruturada, mas sublinhou que Angola “tem as suas armas“ e vai tentar contrariar tudo que e Argélia apresentar.
Em relação ao estado físico da equipa, disse ser “muito complicado”, porque na primeira fase fizeram quatro jogos seguidos e depois de um dia de repouso terão uma sequência de três partidas.
   “É complicado, ainda por cima num outro pavilhão, completamente diferente deste. De qualquer forma, penso que todas as equipas estão em igualdade de circunstâncias. Temos que manter a cabeça fria, manter o equilíbrio emocional”, disse Aníbal Moreira, que na primeira fase conduziu a selecção nacional a triunfos sobre o Senegal, Mali, Rwanda, Camarões e Cote d'Ivoire.
Por seu lado, a Argélia cometeu a proeza de estar a ganhar Moçambique, que terminou invicta a fase no grupo A, até ao último segundo de jogo, mas dois lances livres inverteram o resultado final. Além disso, perdeu apenas por quatro pontos com o segundo colocado, Nigéria.
   “A equipa da Argélia, contrariamente àquilo que mostrou quando começou o torneio, esta muito melhor, é uma equipa que vai nos criar muitíssimos problemas. Mas vamos lutar para conseguir o objectivo que é passar”, declarou o treinador.
A preocupação do técnico vai principalmente para os aspectos ofensivos.
   “A equipa tem feitos bons jogos defensivamente, o número de pontos que os adversários marcam mostra isso. Temos feito boas defesas apesar de um ou outro erro. A equipa tem maior problemas no ataque; não está a conseguir transformar em ponto as acções ofensivas. Temos de ter mais serenidade na altura do lançamento", disse.