Africa Basquetebol

28 julho 2011

ANGOLA : Pré-selecção Femenina em busca de entrosamento


As jogadoras da pré-selecção sénior feminina de basquetebol, que preparam presença nos Jogos Pan-africanos de Maputo, de 3 a 18 de Setembro, estão a adaptar-se bem à filosofia de treino do técnico e acreditam na conquista do título. De acordo com a base Catarina Camufal, a preparação está a correr bem e as atletas novas estão a reagir positivamente à metodologia de treino do seleccionador, Aníbal Moreira.

"Neste momento estamos a treinar alguns sistemas de jogo e não há qualquer problema para as jogadoras novas e antigas. Somos profissionais e estamos a absorver o treino sem dificuldades", sublinhou. A extremo Sónia Guadalupe destacou também o entrosamento e a união que se regista no grupo. Reiterou a intenção de conquistar o troféu, mas salientou que o principal objectivo é chegar à final.

"Estamos todas a trabalhar com o mesmo objectivo. Somos um grupo jovem e estamos em condições de discutir o troféu na prova. Pessoalmente, estou a dar o meu máximo para estar entre as 12 que vão disputar os Jogos Pan-africanos", acrescentou a jogadora de 1,88 metros de altura. Nesta altura, o seleccionador está já a aplicar o sistema de jogo a utilizar, assim como o tipo de defesa. Os aspectos físicos, embora não de forma intensa, também foram apurados. Ângela Cardoso, a recuperar de uma lesão, continua sem treinar. Com 32 anos de idade e 1,79 metros, é, a par de Nacissela Maurício, das atletas mais experientes.

Trabalham para o também conhecido como Jogos Olímpicos de África as seguintes jogadoras: Ângela Cardoso, Felizarda Jorge, Madalena Felix, Cristina Matiquipe, Fineza Eusébio, Nacissela Maurício, Catarina Camufal, Mavuba Mirrell, Sónia Guadalupe, Ngendula Filipe, Nadir Manuel, Luísa Macuto, Luzia Simão, Marcelina Fernandes, Ana Gonçalves. Artimis Afonso e Clarisse Paca, a jogarem em Portugal e França, respectivamente, ainda não se juntaram ao grupo. A primeira tem chegada prevista para o dia 2 de Agosto.

Selecção de sub-16
perde com a Tunísia

A selecção nacional de basquetebol feminina em sub-16 perdeu na terça-feira, em Alexandria (Egipto), diante da Tunísia, por 50-55, em jogo da quarta jornada do campeonato africano da categoria. Após triunfo na ronda anterior frente à congénere de Moçambique por 62-57, Angola foi incapaz de manter o ciclo vitorioso, sofrendo a sua terceira derrota. Outros desaires foram diante do Egipto (56-89) e Mali (53-55). Com esta derrota, as angolanas descem para a quarta posição da tabela classificativa, com cinco pontos. Angola defronta a Argélia no próximo compromisso no Africano. A Tunísia lidera a competição com oito pontos, mais três que o Mali. Moçambique ocupa o último posto, com três.