Africa Basquetebol

27 julho 2011

ANGOLA : Selecção nacional em fase de adaptação ao sistema de jogo

Luanda - As jogadoras da pré-seleccão sénior feminina de basquetebol, que preparam presença nos Jogos Panafricanos de Maputo (Moçambique), a ser disputado de 3 a 18 de Setembro, estão a se adaptar bem a filosofia de treino do técnico e acreditam na conquista do título.

De acordo com a base Catarina Camufal, a preparação está a correr bem e as atletas novas estão a reagir positivamente a metodologia de treino do seleccionador, Aníbal Moreira.
"Nesta momento estamos a treinar alguns sistemas de jogo e não há qualquer problema para as jogadoras novas e antigas. Somos profissionais e estamos a absorver os treinamentos sem dificuldades", enfatizou.
A extremo Sónia Guadalupe destacou também o entrosamento e a união que se regista no grupo. Reiterou a intenção de conquistar o troféu, mas salientou que o principal objectivo é chegar a final.

"Estamos todas a trabalhar com o mesmo objectivo. Somos um grupo jovem e estamos em condições de discutir o troféu na prova. Pessoalmente estou a dar o meu máximo para estar entre as 12 que vão disputar os Jogos Panafricanos", acrescentou a jogadora de 1, 88 metros de altura.

Hoje as pupilas de Aníbal Moreira privilegiaram os aspectos ofensivos, com saídas rápidas para o ataque, circulação de bola e lançamentos a curta e longa distância, além das situações de um contra um.
Nesta altura, o seleccionador está já a aplicar o sistema de jogo a utilizar, assim como o tipo de defesa. Os aspectos físicos, embora não de forma intensa, também foram apurados.
Ângela Cardoso, a recuperar de uma lesão, continua sem treinar.
Com 32 anos de idade e 1,79 metros, é, a par de Nacissela Maurício, das atletas mais experientes.

Trabalham para o também conhecido Jogos Olímpicos de África as seguintes jogadoras: Ângela Cardoso, Felizarda Jorge, Madalena Felix, Cristina Matiquipe, Fineza Eusébio, Nacissela Maurício, Catarina Camufal, Mavuba Mirrell, Sónia Guadalupe, Ngendula Filipe, Nadir Manuel, Luísa Macuto, Luzia Simão, Marcelina Fernandes, Ana Gonçalves.
Artimis Afonso e Clarisse Paca, a jogarem em Portugal e França, respectivamente, ainda não se juntaram ao grupo. A primeira tem chegada prevista para o dia 02 de Agosto.