Africa Basquetebol

30 julho 2011

ANGOLA : Decacampeões preparam Stankovic


A Selecção Nacional Sénior Masculina de Basquetebol encontra-se desde as primeiras horas de hoje na República da China, onde, a partir da próxima segunda-feira e até dia 4 de Agosto, vão participar na primeira fase da VII edição da Taça Borislav Stankovic, última etapa de preparação para o Afrobasket 2011, a decorrer no próximo mês, em Antananarivo, no Madagáscar.

Depois do terceiro lugar no torneio de Guimarães, os decacampeões africanos permanecerão em território chinês até ao dia 9, seguindo posteriormente para a capital malgaxe para defesa do título continental, conquistado em 2009, na Líbia. Já com os 12 definidos, a equipa angolana vai tentar, nesta quinta presença na Taça Stankovic, repetir a proeza de 2008, quando se sagrou vencedora do torneio, numa altura em que ombreou com as congéneres da Sérvia, Rússia e a anfitriã China.

Realizada anualmente neste país asiático, desde 2005, a prova é uma homenagem ao sérvio Borislav Stankovic, secretário-geral emérito da FIBA, pelo seu contributo no desenvolvimento da modalidade no mundo, e nela já participaram 18 selecções. Para a primeira etapa desta prova, Angola, 13º colocado do ranking mundial, defronta as congéneres da Austrália, nono classificado, China (10º) e Rússia (11º), selecções que vão certamente ajudar a melhorar os níveis competitivos dos pupilos de Michel Gomez.
Na segunda fase da Taça Borislav Stankovic, a disputar-se de 6 a 9 na cidade chinesa de Guangzho, os angolanos terão como adversários a Nova Zelândia (18º no ranking), Sérvia e China.

Os anfitriões são totalistas, mas não têm qualquer título, ao passo que a Sérvia lidera a galeria com duas taças. Angola, Austrália, Grécia, Lituânia e Eslovénia ganharam uma vez cada, sendo esta última a detentora do troféu. Eis a equipa nacional: Armando Costa, Milton Barros, Domingos Bonifácio, Carlos Morais, Simão Santos, Leonel Paulo, Jorge Tati, Eduardo Mingas, Felizardo Ambrósio, Miguel Kiala, Kikas Gomes e Valdelício Joaquim. No Afrobasket, a Selecção figura no grupo B, juntamente com o Chade, adversário de estreia, Senegal (dia 20) e Marrocos (dia 22) são os demais opositores do combinado nacional na primeira fase do campeonato.