Africa Basquetebol

10 janeiro 2011

MOÇAMBIQUE : ELIMINATÓRIAS DA ZONA VI: Vitória na estreia


OS prognósticos e conjecturas em relação a uma qualificação sem sobressaltos da selecção feminina para o Afrobásquete Mali-2011 ganharam forma imediatamente na jornada inaugural da fase de apuramento da Zona VI, a decorrer desde ontem em Pretória. Face à anfitriã África do Sul, a turma moçambicana venceu e convenceu pela marca de 87-56, deixando assim vincada a sua superioridade perante o adversário que, provavelmente, poderia criar alguns problemas à equipa de Carlos Alberto Niquice (Bitcho).Maputo, Segunda-Feira, 10 de Janeiro de 2011:: Notícias
Com os desafios a decorrerem no pavilhão da Universidade de Pretória, a prova feminina conta com a participação de apenas quatro selecções, a saber: África do Sul, Moçambique, Zimbabwe e Zâmbia, daí que, segundo os regulamentos, será disputada em duas voltas.

Depois do embate de ontem, no qual se destacaram pela nossa selecção Valerdina Manhonga e Amélia Macamo, a turma nacional volta a entrar em acção amanhã, defrontando o Zimbabwe, para, na quarta, jogar com a Zâmbia, no fecho da primeira volta.

No que diz respeito aos masculinos, Moçambique estreia-se hoje, às 18.00 horas, tendo pela frente o Malawi. Trata-se de uma partida em que o favoritismo dos pupilos de Milagre Macome dificilmente será posto em causa, a avaliar pelo desnível competitivo entre os dois conjuntos.

Aliás, sem Angola na prova, apurada automaticamente para o Afrobásquete Costa do Marfim-2011, na qualidade de campeã, a nossa selecção discute apuramento com a África do Sul, com quem jogará, curiosamente, na derradeira jornada, no sábado. Aí, sim, ficaremos a saber se o país voltará a marcar presença entre a fina-flor da bola-ao-cesto continental, depois de sucessivas participações nas últimas edições.

Depois do Malawi, hoje, e antes da África do Sul, no sábado, de permeio, Moçambique enfrentará a Zâmbia, amanhã, e o Zimbabwe, na sexta-feira.