Africa Basquetebol

08 janeiro 2011

ANGOLA : D´Agosto procura segunda vitória no Bai Basket


Depois de ontem ter vergado a formação do Futebol Clube Vila Clotilde, o 1º de Agosto segue viagem esta manhã para Cabinda, onde defronta a partir das 18h00 o Sporting local, em partida referente à oitava jornada do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos, vulgo BAI Basket. Desprovido do internacional angolano Armando Costa, que deve integrar o plantel militar nos próximos dias, os campeões nacionais em título partem para a cidade mais ao norte do país, com o único propósito de derrotar a equipa verde e branca de Cabinda, agora dirigida pelo ex-seleccionador nacional, Alberto de Carvalho “Ginguba”.

O português Luís Magalhães tem à sua disposição o grupo que em Dezembro último reconquistou a Taça dos Clubes Campeões Africanos da “bola ao cesto”, competição que se disputou em Cotonou, capital do Benin. Os militares, que traçaram como meta a reconquista do BAI Basket, para além das outras competições em que estarão engajadas na presente temporada, apresentam-se claramente como os principais favoritos à conquista dos dois pontos em disputa.

Apesar do favoritismo que lhes é atribuído, os pupilos de Luís Magalhães estão conscientes das dificuldades que terão na partida desta noite. Miguel Pontes Lutonda, Joaquim Gomes “Kikas”, Felizardo Ambrósio, Adilson Baza, Vladimir Ricardino, entre outros, serão os atletas que seguramente vão marcar a diferença no Clube Central das Forças Armadas Angolanas. O Sporting de Cabinda, formação claramente inferior ao conjunto militar, vai, por seu lado, procurar contrariar ao máximo o favoritismo da equipa do Rio Seco. A primeira fase do BAI Basket termina no próximo dia 21, sendo que a segunda arranca no dia 25 de Janeiro.