Africa Basquetebol

04 dezembro 2010

ANGOLA : Recreativo do Libolo defronta Petro na final do torneio do MPLA

A equipa sénior masculina de basquetebol do Recreativo do Libolo e a sua similar do Petro de Luanda defrontam-se sábado, na final da primeira edição do Torneio Eme, que visa saudar o 54º aniversário do MPLA, a assinalar-se a 10 do corrente mês.

Ambas as formações venceram na ronda inaugural o 1º de Agosto e Interclube, respectivamente.

O duelo entre o 1º de Agosto campeão nacional e Recreativo do Libolo vice, leva sempre gente, sendo que as duas formações defrontaram-se há sete dias para a super Taça Vladmir Romero, desafio que os " militares" venceram.

O Libolo hoje apareceu mais determinante para criar o maior numero de dificuldades aos contrários e a turma de Raúl Duarte foi mesmo para o intervalo em vantagem de três pontos 19-16 o que fazia antever uma final de partida bastante emotiva.
No segundo período, ao notar que o cinco do Kwanza Sul estava a fugir no placar ( 23-16 ) o treinador do 1º de Agosto colocou na quadra os experientes Miguel Lutonda e Carlos Almeida, com a missão de dar outra dinâmica ao jogo.
A formação do Libolo deu réplica e foi para o intervalo a vencer por 37-23 contra as expectativas dos adeptos "militares" presentes em grande numero no pavilhão principal da Cidadela.
Um triplo de Mayzer Alexandre do Recreativo do Libolo deu início o terceiro período de jogo, onde os " militares" precisavam de reduzir a marcha do marcador para pensar na vitória.
O Libolo, durante muito tempo, era a equipa que melhor jogava quer ao ataque como na defesa, altura em que já estavam na quadra de jogos os internacionais Lutonda, Carlos Almeida, Felizardo Ambrósio, Kikas e o cabo- verdiano Mário Correia mas que não evitaram um novo desaire desta por 55-36, a maior diferença pontual durante esta partida.
Com a missão de vender cara a derrota, a equipa do 1º de Agosto entrou para o quarto período do desafio com o seu jogo exterior a funcionar e a diferença pontual do quarto anterior, foi reduzindo em função do poder de sacrifício de alguns dos seus atletas.
Os instantes finais foram bastante emotivos em função da pressão implementada pelo 1º de Agosto mas insuficiente para chegar a final, acabando mesmo por perder por 77-62, ficando arredado da final desta primeira edição do torneio EME.
O Norte americano Reggie More, do Recreativo do Libolo, foi o melhor cestinha do desafio, ao totalizar 18 pontos.
O MPLA, partido no poder em Angola, foi fundado a 10 de Dezembro de 1956.

Marcha do marcador: 1º (19-16), 2º (37-23), 3º (55-36) 4º (77-62)
Arbitragem: Fernando Pacheco, Domingos Simão e David Manuel

Recreativo do Libolo:

Domingos Bonifacio( 04 ),Olimpio Cipriano( 12 ),Muto Fonseca (00 ),Mayzer Alexandre,(10 ),Simão Santos (13 ),Leonel Paulo (12 ),Manuel Mariano (00 ), Abdel Gomes (00 ),Reggie More (18 ), Feliciano Camacho (00 ), Milton Barros (06 ), Edgar Chocolate (02)
Treinador: Raúl Duarte

1º de Agosto:

Filipe Abrão( 02),Adilson Baza( 03),Mário Correia( 07),Joaquim Gomes( 12),Felizardo Ambrosio( 07),Vladimir Geronimo(01),Helder Ortet(10),Adolfo Quimbamba(01,Carlos Almeida(10),Miguel Lutonda(09),Hermenegildo Santos(00),Islando Manuel(00).
Treinador: Luís Magalhães