ANGOLA : 1º de Agosto vence Petro no acerto do Campeonato Nacional
Mais organizada quer a defender, quer a atacar, a formação do 1º de Agosto que se prepara para atacar a fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos da “bola ao cesto”, a decorrer de 12 a 24 do mês em curso, no Benin, bateu ontem, no Pavilhão Principal da Cidadela, o seu arqui-rival, Atlético Petróleos de Luanda, por 91-77, em partida de acerto de calendário do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos, “BAI Basket”.
Apesar de estarmos no início da temporada, petrolíferos e militares proporcionaram ontem, um bom espectáculo da “bola ao cesto”.
Com o poste Joaquim Gomes “kikas” em grande, ele que foi o MVP (Jogador Mais Valioso) do último Afrobasket, disputado na Líbia, a equipa do Rio Seco dominou as operações no quarto inicial, tendo vencido por 23-14.
No segundo período, o 1º de Agosto, campeão nacional em título, deteve o comando do jogo, apesar de em algumas etapas do desafio o Petro de Luanda ter feito recuperações espantosas, tendo conseguido um parcial de 10-0. Nos quartos subsequentes veio ao de cima a maior maturidade do conjunto militar, que vence deste modo o primeiro clássico da época.
Roderick Nealy, americano de nacionalidade, foi o grande destaque da equipa do Eixo-viário (29 pontos) que demonstrou claramente falta de ritmo competitivo. O norte-americano foi o cestinha da partida. Do lado militar, Joaquim Gomes “Kikas”, felizardo Ambrósio, Miguel Pontes Lutonda, com 27, 17 e 15 pontos respectivamente, foram os destaques dos campeões nacionais.
Felizardo Ambrósio foi o rei dos ressaltos com 17 (12-5), seguido do norte-americano Roderick Nealy, com 15 (7-8). O trio dearbitragem formado por Carlos Júlio, David Manuel e António Bernardo apesar do excesso de zelo no ajuizamento dos lances, não teve influência no resultado final (91-77) a favor da equipa Rubro e Negra.
Carlos Morais não brilhou
O internacional angolano, Carlos Morais, que na temporada passada representou as cores do Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul, não brilhou no primeiro clássico da época, agora ao serviço do Atlético Petróleos de Luanda. Em 31 minutos, o extremo base dos petrolíferos da capital e da Selecção Nacional apontou apenas 14 pontos, dos quais nove a longa distância. Aliás, no Petro apenas o norte-americano Roderick Nealy brilhou, ao apontar 29 pontos, sendo por isso, o cestinha da partida. MC
Opinião dos Técnicos
Alberto Babo (Petro)
"Temos que melhorar"
Por sua vez, Alberto Babo, tuga ao serviço da equipa petrolífera, disse no final da partida que os seus rapazes vão continuar a trabalhar no sentido de se apresentarem nos próximos desafios. “Defrontamos uma grande equipa. Foi feliz o 1º de Agosto porque soube aproveitar os nossos erros. Estamos no início de época e tenho a certeza que com mais trabalho a nossa equipa vai atingir rapidamente os níveis que desejamos”, asseverou o comandante dos petrolíferos da capital.
Luís Magalhães (1º de Agosto)
“Ganhamos bem"
O técnico principal do 1º de Agosto, Luís Magalhães, reconheceu no final da partida em que a sua formação saiu vitoriosa diante do arqui-rival, a superioridade evidenciada pelos militares em algumas etapas do desafio. “Penso que ganhamos bem. Os jogadores esforçaram-se ao máximo para que a vitória sorrisse do nosso lado. Devo dar aqui os meus parabéns ao Petro pela postura evidenciada como de resto tem acontecido quando estas duas equipas se defrontam”, disse o português ao serviço da equipa Rubro e Negra.
Ficha Técnica
Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, em Luanda, com cerca de três mil espectadores, para ver jogar as formações do Petro de Luanda e 1º de Agosto, em partida de acerto a primeira jornada do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos, vulgo BAI Basket.
Sob arbitragem de Carlos Júlio, António Bernardo e David Manuel, as equipas alinharam e marcaram da seguinte forma:
Petro: Braúlio Morais (4), Roderick Nealy (29), Romenigue Samba (0), Roberto Fortes (5), Paulo Barros (0), Paulo Santana (5), Miguel Kiala (6), Cedrick Ison (7), Vladmir Pontes (0), Hermenegildo Mbunga (7), Idelfonso Kiteculo (0), Carlos Morais (14).
Treinador: Alberto Babo.
1º De Agosto: Filipe Abraão (2), Adilson Baza (0), Mário Correia (11), Joaquim Gomes “Kikas” (27), Felizardo Ambrósio (17), Vladimir Ricardino (7), Hélder Ortet (0), Adolfo Quimbamba ( 5), Carlos Almeida (7 ), Miguel Lutonda (15), Karlton Mims (0), Hermenegildo Santos (0 ).
Treinador: Luís Magalhães.
Marcha do Marcador : 14-23, 35-48, 59-72, 77-91
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home