Africa Basquetebol

14 dezembro 2010

ANGOLA : Militares procuram segunda vitória

O 1º de Agosto tenta hoje a sua segunda vitória na XXV Taça de África dos Clubes Campeões de Basquetebol, em seniores masculinos, diante do AS Sale de Marrocos, em prélio respeitante à quarta jornada do grupo “B”, agendado para as 14H00 locais no Palácio dos Desportos “Kouhounou” da capital beninense, Cotonou.

Depois da desdita na terceira jornada em que o actual campeão nacional e africano baqueou ante os camaroneses do Condor, por 66-74, o 1º de Agosto precisa do triunfo para alimentar o sonho da qualificação aos quartos-de-final desta competição. Uma tarefa que não se afigura fácil, já que os pupilos de Luís Magalhães enfrentam o líder do grupo, que pretende arrumar em definitivo a presença na segunda fase.

1º de Agosto e AS Sale, note-se, foram derrotados na terceira jornada, o que em parte baralhou as contas no grupo, remetendo para as derradeiras rondas a questão das quatro formações que transitam para os oitavos-de-final, em que já têm meio caminho percorrido os nigerianos do Royal Hoopers e os marroquinos do as Sale. Na outra partida do grupo “B”, o Condor dos Camarões defronta o Mazembe da RD Congo, às 18H00.

Na tabela classificativa, o AS Sale comanda com 5 pontos, seguido do Royal Hoopers da Nigéria, com 4, enquanto o 1º de Agosto, Mazembe e Condor ocupam a terceira, quarta e quinta posições, respectivamente, todos com 3 pontos. Na ronda inaugural do grupo “B”, contrariando as previsões iniciais, o Mazembe da RD Congo venceu o Royal Hoopers por 69-57, enquanto o Condor perdeu frente ao AS Sale pela marca de 77-79. Na segunda jornada, o 1º de Agosto e o Sale passearam classe com triunfos fáceis diante do Hoopers (96-70) e Mazembe (61-55).

Grupo A com jogos aliciantes

No grupo “A”, o cartaz para hoje inscreve os desafios Al Ahly (Líbia)-Manga BB (Gabão), Interclub (Congo)-Kano Pillars (Nigéria) e Aso Modele (Benin)-Maxaquene (Moçambique). Na classificação, o Kano Pillars lidera com 6 pontos, segunda posição para o Maxaquene e o Interclub, ambos com 5 pontos, quarto e quinto lugares para o Manga BB e o Aso Modele, enquanto o Al Ahly da Líbia é o último colocado com 3 pontos.

Na projecção para os quartos-de-final, três equipas estão praticamente apuradas, o Kano Pillars da Nigéria, Maxaquene de Moçambique e o Interclub do Congo, que necessitam de apenas um ponto para confirmarem a sua qualificação, deixando em aberto a discussão do quarto passe para o Manga, Aso Modele e Al Ahly.

De resto, os jogos da ronda inaugural não produziram surpresas, com os favoritos com tarefa algo facilitada dada a fragilidade dos seus adversários, casos do Maxaquene, Manga e Kano Pillars que venceram o Interclub (70-62), Aso Modele (77-70) e Al Ahly (86-60). N segunda jornada, o Interclub redimiu-se do desaire frente aos moçambicanos do Maxaquene e venceram por escassos três pontos (54-51) os gaboneses do Manga BB, à semelhança da equipa da casa, o Aso Modele, que bateu o Al Alhy da Líbia, por 73-63, enquanto o Kano Pillares batia o Maxaquene por 74-51. Outros resultados: Manga-Kano Pillars (45-71), Al Alhy-Maxaquene (60-70) e Aso Modele-Interclub (58-65).

A vigésima quinta edição da Taça de África dos Clubes Campeões que a cidade de Cotonou, Benin, acolhe de 10 a 19 de Dezembro, conta com a participação de onze equipas, em dois grupos preliminares, assim distribuídos:Grupo “A” – Kano Pillars (Nigéria), Maxaquene (Moçambique), Interclub (Congo), Manga BB (Gabão), Aso Modele (Benin) e Al Ahly (Líbia). Grupo “B” – AS Sale (Marrocos), Royal Hoopers (Nigéria), 1º de Agosto (Angola), Mazembe (RD Congo) e Condor (Camarões). AF

Basquetebol começa com vitória
e acende esperanças em medalhar

Selecções de Angola venceram as do Sul de África nos Jogos da SADC,As duas equipas nacionais de basquetebol, masculina e feminina começaram com vitória as respectivas competições. Ambas defrontaram a África do Sul e tiveram vitórias relativamente fáceis. Em jogos disputados no domingo, a equipa masculina venceu os sul-africanos por 55-43, resultado que embora algo folgado, deixa claro que a equipa tem algumas debilidades defensivas, aliás a derrota, 14-10 no último período do jogo mostra bem isso.

Elvino Dias deve trabalhar melhor a defesa e, sobretudo, melhorar a percentagem de lançamento exterior da equipa. Ontem a equipa defrontou Moçambique. Na classe feminina, a equipa comandada por Eliza Pires deu indícios de estar muito forte psicologicamente, rumo à conquista de uma medalha no torneio. As angolanas despacharam a África do Sul por 68-41.

A equipa feminina volta às quadras amanhã para defrontar o Botswana que na ronda inaugural foi copiosamente batido por expressivos 157-25, à mão de Moçambique.Na natação Pavel Teixeira disputou ontem a final dos 100 metros mariposa, enquanto Mariana Henriques não foi para além do 6º lugar na final dos 50 metros bruços. Ainda ontem o boxe entrou em cena com Pedro Gomes e Osvaldo Santos.

Silva Cacuti, em Manzini