Africa Basquetebol

13 dezembro 2010

ANGOLA : Angola perde com formação And-1 dos EUA


O misto angolano de basquetebol de rua perdeu na noite de domingo, no pavilhão da Cidadela em Luanda, diante da equipa profissional norte-americana And-1 por 74-104, numa partida de solidariedade organizada pela operadora de telefones Movicel.

O desafio, que iniciou uma hora depois do previsto, ficou marcado mais pelo entretenimento proporcionado pelos atletas do que a vertente competitiva, uma vez que o basquetebol de rua tem esta particularidade. Um estilo “adormecido” em Angola, mas que conseguiu levar um número considerável de apreciadores ao pavilhão da Cidadela.

Na presença do ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba, as duas formações defrontaram-se num encontro em que uma parte das receitas será revertida para um lar de apoio a crianças.

A primeira parte do jogo foi de espectáculo, com a equipa angolana a dar réplica aos norte-americanos, apesar da desvantagem de 18 pontos (34-52). A equipa nacional mostrou uma postura destemida diante de um adversário mundialmente famoso pela forma como se exibe neste estilo.

"Professor", uma das principais figuras do grupo, deu uma verdadeira lição. Bem dotado tecnicamente, exibiu elevados pormenores técnicos, mas sempre misturando o basquetebol e o entretenimento para gáudio dos cerca de três mil espectadores.

Do lado angolano, Carlos Morais e Zé Bona foram os destaques pela forma como enfrentaram o adversário, em termos individuais, demonstrando que em Angola também se pratica basquetebol de rua.

Na segunda parte a história do encontro manteve-se até aos primeiros dez minutos, porque depois a superioridade dos norte-americanos sobressaiu e conseguiram, com uma diferença considerável, sair vitoriosos do desafio.