Africa Basquetebol

29 Dezembro 2010

ANGOLA : Interclub revalida título de campeão Nacional


A formação do Grupo Desportivo Interclube conquistou a XXV edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores femininos, a derrotar ontem, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, na finalíssima, a equipa do 1º de Agosto, por 54-43, quando ao intervalo conservava já uma vantagem de nove pontos (26-17).

A equipa da Polícia que forçou o terceiro jogo, entrou melhor nos dois primeiros períodos, ao contrário da equipa militar que diga-se esteve bastante apática, fundamentalmente no segundo quarto, em que marcou apenas sete pontos, contra dez da sua opositora.
Com um conjunto “modesto”, isto em termos de valores individuais, a equipa Rubro e Negra conseguiu equilibrar no terceiro período, onde conseguir reduzir a desvantagem para dois pontos 40-38.

A internacional angolana, Isabel Francisco, base, foi a mais inconformada no conjunto militar, contribuindo com treze pontos, em 31 minutos e dez segundos. Na ponta final, valeu a maior maturidade do Grupo Desportivo Interclube que continua a dominiar a modalidade quer a nível doméstico, quer a nível do continente berço da humanidade. A vitória da formação da Polícia, por 54-43, não sofre qualquer contestação porquanto foi a equipa que soube explorar convenientemente os erros da sua adverária.

A norte-americana ao serviço do Grupo Desportivo Interclube, com 14 pontos, foi a cestinha da partida, seguida da sua companheira de equipa Felizarda Jorge, que ontem esteve bem nos lançamentos à longa distância. Dos sete tentados, a ex-atleta do Grupo Desportivo O Maculusso converteu quatro. No conjunto militar, para além da Isabel Francisco, quem também brilhou foi Claudia Dundão que teve 19 de valorização.

Americana Danielle eleita MVP

A base norte-americana Danielle Green foi eleita a MVP (Jogadora Mais Valiosa) da XXV edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em Seniores femininos que ontem encerrou com a consagração do Grupo Desportivo Interclube. Danielle Green, atleta que conquistou por duas ocasições o troféu de MVP da Taça dos Clubes Campeões da “bola ao cesto” no sector feminino, em 2009, ao serviço do First Bank da Nigéria e 2010, ao serviço do Grupo Desportivo Interclube, prova disputada em Bizerte, Tunísia, terminou o “Nacional” com 113 marcados. Por sua vez, a internacional angolana, Nacissela Maurício, jogadora que representa as cores do Clube Central das Forças Armadas Angolanas foi a melhor marcador da prova, com 121 pontos.

Luanda alberga campeonatos jovens

A cidade de Luanda acolhe de 7 a 18 de Janeiro próximo, os XXVII e XXV campeonatos nacionais de juniores, em ambos os sexos, de acordo com o comunicado número 106 proveniente da Federação Angolana de Basquetebol a que o Jornal dos desportos teve acesso.
Segundo o comunicado, os clubes interessados em participar no evento, deverão fazer as suas confirmações através das respectivas associações provinciais, até ao dia 3 de Janeiro de 2011.

Ficha técnica

Pavilhão Principal da
Cidadela, com pouco público

Árbitragem: Carlos Júlio
e Clesio Franscisco

1º de Agosto: Fineza Eusébio (0), Janeth Zás (2), Domitila Ventura (0), Claudia Dundão (0), Isabel Francisco (13), Madalena Felix (5), Claudia António (0), Mangongo Nelly (5), Nacissela Maurício (11), Ernestina Neto (0), Sófia Capinga (0) Bokombo Masela (0).
Treinador: Aníbal Moreira
nterclube: Catarina Camufal (5), Luisa Tómas (0), Felizarda Jorge (13), Neusa Afonso (0), Índira José (0), Astrida Vicente (0), Ângela Cardoso(2), Irene Guerreiro (4), Nadir Manuel (5), Sónia Guadalupe (4), Danielle Green (14), Nguendula Filipe (7).
Treinador: Apolinário Paquete Marcha do marcador:
10-16, 17-26, 37-40, 43-54