Africa Basquetebol

29 dezembro 2010

MOÇAMBIQUE : Selecções de básquete jogam na África do Sul


OS jogadores das selecções nacionais de basquetebol de seniores masculinos e femininos passarão a presente quadra festiva a pensar na grande responsabilidade que recai sobre si logo nos primeiros dias do novo ano. Trata-se de representar o país nas eliminatórias zonais de apuramento para o Afrobásquete de 2011, a acontecer em Agosto, no Mali, para os masculinos, e em Outubro, na Costa do Marfim, para os femininos.

A disputa da qualificação da Zona VI está marcada para a África do Sul, entre os dias 8 e 15 de Janeiro, com as nossas formações a encarar a competição com muita seriedade, pois estará em causa a presença de Moçambique na verdadeira elite da bola-ao-cesto continental.

Felizmente para Moçambique, em terras sul-africanas não estarão as nossas rivais selecções angolanas, em virtude de se terem qualificado automaticamente para a fase final. Angola, em masculinos, é campeã africana, e, em femininos, conquistou a medalha de bronze (terceiro lugar) no último Afrobásquete, realizado em Madagáscar.

Foi nesta prova, aliás, que a nossa selecção não conseguiu um lugar que lhe permitisse ficar isenta das eliminatórias zonais, pelo que, à semelhança dos masculinos, travar-se-á de razões com a África do Sul, que paulatinamente vai se tornando uma potência e, desta vez, perante o seu público, pode almejar o primeiro posto.

Para a campanha de 2011, que inclui também os X Jogos Africanos de Mapyto-2011 – as nossas equipas estão apuradas automaticamente – a Federação Moçambicana de Basquetebol decidiu apostar em treinadores espanhóis para ambas as selecções. Especificamente em relação aos masculinos, este já é conhecido: trata-se de Joseba Garcia, técnico ao serviço do Maxaquene, que nos últimos dois anos revolucionou o basquetebol “tricolor” e conquistou a Liga Nacional de Basquetebol Vodacom, para além de fazer regressar o emblema maxaquenense ao convívio da fina-flor do continente ao nível de clubes, com a participação na fase final da 25ª edição da Taça dos Campeões, havida há dias no Benin, onde o Maxaquene ocupou a sétima posição.

2 Comments:

  • Este comentário foi removido pelo autor.

    By Blogger Susan, at 30/9/19 03:52  

  • Thanks for an interesting blog. What else may I get that sort of info written in such a perfect approach? Using Deskgram you can upload photos to instagram from PC/MAC, like and comment on post, follow unfollow profile, check news feed and many more.

    By Blogger Susan, at 30/9/19 03:53  

Enviar um comentário

<< Home