Africa Basquetebol

20 outubro 2010

TAÇA DOS CAMPEÕES DE ÁFRICA - Nova roupagem "tricolor" engasga campeão africano


NAS ocasiões anteriores, quando se tratasse de competições desta natureza, os angolanos já sabiam de antemão que saíam do Atlântico para um mero passeio no Índico, onde apenas vinham para carimbar o passaporte rumo à fase final da Taça dos Campeões de África em Basquetebol de seniores masculinos.

Desta vez, embora se reconheça que a sua transição é inquestionável, a passagem pela capital moçambicana foi sinuosa, particularmente no desafio de segunda-feira à noite, no qual os “tricolores”, com uma nova roupagem basquetebolística em todos os aspectos, engasgaram o crónico campeão continental. Numa partida preenchida de todos os condimentos de espectacularidade, o 1º de Agosto somente se livrou do sufoco com o ecoar da buzina e vitória por 73-55. Já ontem, o duelo nacional entre Maxaquene e Ferroviário da Beira decidiu o acompanhante da turma angolana para a etapa seguinte, a ser dirimida no Togo ou no Benin.

É verdade que a presença apenas do 1º de Agosto – o Petro de Luanda não veio – desde logo animou as hostes moçambicanas quanto à possibilidade de qualificação, tendo em conta que zambianos e zimbabweanos não constituem uma grande ameaça, mas também não é menos certo que o Maxaquene se esmerou como nunca para esta prova, com o propósito de buscar o regresso à fina-flor da bola-ao-cesto continental. Por isso, mesmo que Angola estivesse representada igualmente pelo Petro, estamos em crer que o campeão nacional chegaria para as encomendas e discutiria o acesso à fase final em pé de igualdade.

É inegável que o 1º de Agosto sempre assumiu as rédeas do marcador, porém o controlo dos acontecimentos foi repartido, com os “tricolores” a apresentarem um jogo de certo modo surpreendente para o adversário. Aliás, depois de ter ido para o intervalo a perder por 10 pontos (19-29), o Maxaquene, no quarto período, logrou uma aproximação que pôs os angolanos em sentido, ao reduzir a desvantagem para dois pontos, numa altura crucial da contenda. O público presente na “catedral” gostou, vibrou e foi fazendo festa na bancada, dado que a probabilidade de triunfo estava ali presente.

Só que, astutamente, o técnico angolano recorreu à sua melhor unidade para desequilibrar os acontecimentos e dar o devido xeque-mate. Foi quando entrou em cena o virtuosismo de Miguel Lutonda, anulando por completo a acção de Samora Mucavele, o homem encarregado de armar o jogo maxaquenense. Aliás, apercebendo-se que era difícil a penetração para lançamentos à meia distância, Lutonda optou pelos triplos, matando em definitivo o sonho do campeão moçambicano, que apesar de derrotado, viu que a diferença competitiva com o seu adversário já não é muito acentuada.

Depois de ter defrontado o Maxaquene na segunda-feira, a formação angolana enfrenta a outra equipa moçambicana, o Ferroviário da Beira, na sexta-feira. Entretanto, hoje é dia de relativa tranquilidade para os candidatos ao apuramento à fase final. Os “locomotivas” do Chiveve jogam às 15.00 horas com o Unza, da Zâmbia; o 1º de Agosto tem pela frente o JBC, do Zimbabwe, a partir das 17.00 horas; enquanto o Maxaquene bate-se com os zambianos do Napsa, às 19.00 horas.

No que aos femininos diz respeito, a prova é disputada em duas voltas, em virtude de estarem em competição apenas três equipas. Depois de, ontem, terem jogado Desportivo e Inter de Luanda, os principais candidatos à qualificação para Tunísia, a disputa será retomada amanhã, com o embate Inter - Ferroviário.

Se o panorama actual não se alterar, isto é, se os “locomotivas” de Armando Meque não efectuarem uma mudança radical, praticamente já estão encontrados os dois primeiros classificados, pois Desportivo e Inter derrotaram o Ferroviário na primeira volta.
RESULTADOS

Maputo, Quarta-Feira, 20 de Outubro de 2010:: Notícias
ONTEM

Masc: Napsa - JBC (70-90)
Masc: 1º de Agosto - Unza (124-61)
Fem: Inter de Luanda - Desportivo (65-52)
Fem: Fer. Beira - Maxaquene (52-62)

HOJE

Pavilhão do Maxaquene

15.00 – Unza - Fer. Beira (Masc.)
17.00 – 1º de Agosto - JBC (Masc.)
19.00 – Maxaquene - Napsa (Masc.)