Africa Basquetebol

15 outubro 2010

MOÇAMBIQUE : AFRICANO DE SUB-18 EM BASQUETEBOL - Finalmente uma vitória!


A SELECÇÃO Nacional de Basquetebol Masculina de Sub-18 despediu-se do Campeonato Africano com uma vitória sobre o Ruanda, equipa anfitriã, por 70-69, em partida do Grupo A.

O adeus foi o único momento feliz da turma moçambicana, já que somou a primeira e única vitória, inesperada, dada as fracas exibições que vinha efectuando e ao facto dos ruandeses jogarem perante o seu público.

O primeiro período foi muito bem disputado, mas o combinado nacional apareceu mais determinado e ganhou por 13-12.

No segundo período Moçambique esteve muito forte a defender e eficaz a atacar, facto que contrastava com o momento de maior desinspiração dos ruandeses, sobretudo no respeitante à perda de bolas (turn-overs).

Os comandados de Rui Jorge, seleccionador nacional, souberam tirar proveito e aumentaram o “score”, tendo saído ao intervalo a vencer por 35-21, uma margem de 14 pontos que lhe permitia encarar o terceiro e quarto períodos com alguma tranquilidade.

Todavia, no terceiro período o combinado nacional enfrentou muitas difuculdades para fazer face à pressão exercida pelo adversário. Perdeu muitas bolas em zonas proibitivas, permitindo que os ruandeses saíssem a ganhar por 50-49.

Em desvantagem no marcador, poucos acreditavam que Moçambique fosse capaz de voltar a estar na posição de vencedor. Mas enganaram-se os que assim pensaram pois os basquetebolistas nacionais fizeram do quarto período o momento da partida. Puseram em campo toda a sua força. Foram mais agressivos e lúcidos na interpretação de cada lance e justificaram na plenitude o triunfo por 70-69.

Alfredo Manusse foi o jogador que mais brilhou na equipa nacional, ao anotar 21 pontos. Mas a figura do encontro foi o ruandês Hakizimana Joel, ao somar 29 pontos.

Moçambique terminou na última posição do Grupo A com seis pontos. O Ruanda e Argélia também tiveram o mesmo número de pontos, mas os argelinos transitaram para os quartos-de-final, isso por apresentarem um melhor índice de pontos marcados e sofridos.

Para além da Argélia, apuraram-se para o Grupo A as selecções do Congo, Nigéria, Mali e Argélia.
Já no Grupo B, o Egipto qualificou-se para os “quartos” na primeira posição com um saldo invejável de quarto vitórias em igual número de jogos. Os campeões africanos deixaram patente que são sérios favoritos à conquistar o título.

As equipas da Tunísia, Gabão e Angola acompanham os egípcios para a próxima fase.

O Campeonato Africano termina no próximo domingo.

RESULTADOS DA ÚLTIMA JORNADA

GRUPO A: Congo-Argélia (90-85), Moçambique-Ruanda ( 70-69) e Mali-Nigéria (48-53)
GRUPO B: Costa do Marfim-Gabão (46-80) e Angola-Tunísia (47-73)