Africa Basquetebol

03 setembro 2010

ANGOLA : EUA na rota dos Deca Campeões


Sem o extremo base Olímpio Cipriano, herói da vitória sobre a Alemanha (92-88), lesionado, a Selecção Nacional de basquetebol em seniores masculinos despediu-se de forma inglória do Grupo A da fase preliminar do XVI Campeonato do Mundo, ao perder ontem, no Pavilhão Kadir Has de Arena, em Kayseri, frente à Austrália, por 55-76. Com o apuramento já assegurado para os oitavos-de-final, os decacampeões africanos demonstraram falta de atitude, que lhe é característico.

Com uma alteração no "cinco" inicial – saída de Olímpio Cipriano, entrada de Vladimir Ricardino –, o combinado nacional entrou melhor no desafio, obtendo um parcial de 4-0 nos primeiros minutos. Cautelousos na transição defesa/ataque e pacientes na "abordagem" ao cesto – entenda-se em atacar o cesto" – privilegiando sempre a circulação da bola em todas as áreas de jogo, os pupilos de Luís Magalhães terminaram o quarto inicial com uma vantagem mínima de três pontos (18-15).

Tal como começou o primeiro período, a Selecção Nacional voltou a conseguir um parcial de 4-0, no arranque do segundo quarto. À passagem do minuto cinco, os australianos assumiram o comando do marcador e foram para o intervalo com uma vantagem de 10 pontos (39-29). Sem Miguel Lutonda no início do terceiro período, por opção técnica, o "cinco" nacional deixou de produzir, para desalento da "claque" angolana.

Ante a improdutividade dos angolanos, os australianos passaram a explorar mais o seu jogo exterior, bastante forte, e a 59 segundos do fim do terceiro período conseguiram uma margem de diferença de 20 pontos (38-58), terminando o terceiro quarto em 38-60. No período derradeiro, a Selecção da Austrália limitou-se a gerir a vantagem dilatada que tinha no marcador, diante de uma selecção que voltou a demonstrar falta de atitude à semelhança do jogo inaugural, frente à Sérvia. Patrick Mills com 11 pontos foi o cestinha da partida. Lutonda e Vladimir Ricardino foram os melhores marcadores do conjunto nacional, ambos com nove pontos.