Africa Basquetebol

02 setembro 2010

ANGOLA : Vitória dramática com olhos nos oitavos


Com trinta pontos do extremo base Olímpio Cipriano, ele que foi o cestinha da partida, catorze do Miguel Pontes Lutonda e treze de Carlos Almeida, a Selecção Nacional de Basquetebol em seniores masculinos derrotou ontem, no Pavilhão Kadir Has de Arena, em Kayseri, a sua congénere da Alemanha, por 92-88, após prolongamento, em partida referente a penúltima jornada da fase preliminar do Grupo A da XVI edição do Campeonato do Mundo que decorre na Turquia.

Com o triunfo, os angolanos apuraram-se para os oitavos-de-final da referida competição.Ao cabo dos quarenta minutos, as duas selecções encontravam-se empatadas a 78 pontos.Cientes das dificuldades que iriam encontrar na partida, os deca campeões africanos entraram determinados no quarto inicial.

Com um cinco constituído por Miguel Timóteo Pontes Lutonda, Carlos Morais, Joaquim Gomes"Kikas",Eduardo Mingas e Olímpio Cipriano, quinteto que de resto se tem evidenciado, apesar de em algumas partidas o seleccionador nacional, Luís Magalhães, preterir o veterano Lutonda, Angola conseguiu um parcial de 4-0 nos primeiros dois minutos da partida.

Estando a condução do jogo ofensivo a cargo de Lutonda, a Selecção Nacional impôs um rigoroso empate a 19 pontos nos primeiros dez minutos.Com as contas a serem ajustadas, face à derrota do cinco nacional no último Campeonato do Mundo da"bola ao cesto", disputado no Japão, em 2006, por 103-108, após três prolongamentos, os angolanos voltaram a superiorizar-se, tendo vencido por um parcial de 21-16, o que perfez 40-35, ao cabo dos primeiros vinte minutos.

No terceiro quarto, os deca campeões africanos mantiveram o controlo das operações, apesar de em alguns períodos de jogo a indisciplina táctica se ter apoderado do conjunto nacional.Neste particular, o poste Eduardo Mingas foi o maior protagonista, ao exagerar nos lançamentos a longa distância, sem no entanto, os converter.Dos cinco tentados não converteu nenhum.

O conjunto nacional que persegue a melhoria do nono lugar, faceta alcançada em 2006, no mundial do Japão, venceu o terceiro quarto por parcial de 28-19, fixando o resultado em 58-54, a favor dos angolanos.A determinação manteve-se nos minutos iniciais do quarto derradeiro.Com Miguel Lutonda no banco, Angola permitiu que a Alemanha desse a cambalhota no resultado (58-59) a oito minutos e 39 segundos.

A partir daí, os alemães conseguiram uma vantagem de sete pontos, para desespero de meia dúzia de angolanos que apoiavam o cinco nacional.Os angolanos souberam manter a calma e reduziram a desvantagem para quatro pontos.Felizardo Ambrósio "Miller", com lançamento dos seis metros e vinte e cinco encurtou para um ponto de diferença (76-77).

Olímpio Cipriano que voltou a ser o carrasco dos alemães igualava o prélio a 78 pontos para alegria dos angolanos.Antes, havia perdido quatro posses de bola que poderiam ser fatais para Angola.Com Carlos Morais desqualificado, os deca campeões voltaram a superiorizar no prolongamento, com Joaquim Gomes "Kikas" a assumir o jogo interior do cinco nacional.

92-88 foi o resultado final, triunfo que aproxima a equipa angolana dos oitavos-de-final da XVI edição do Campeonato do Mundo.
A percentagem nos lançamentos a longa distância do cinco nacional continua baixa.Ontem conseguiu 33 por cento contra 45 do seu adversário. Nos lançamentos de campo registou uma igualdade 45 por cento para cada.O trio de arbitragem constituído por Guerrino Cerebuccha (Itália), Samir Abaakil (Marrocos) e Juan Arteaga (Espanha) com um ou outro erro não teve influência no resultado final.
Ainda ontem, para o Grupo A, a Sérvia bateu a Austrália, por 94-79, ao passo que a Argentina passou pela Jordânia, vencendo-a por 88-79.

Magalhães dedica
vitória aos seus adjuntos

O técnico da Selecção Nacional, Luís Magalhães, considerou a vitória de ontem como histórica e dedicou o triunfo aos seus adjuntos, Paulo Macedo e Walter Costa, pelo "contributo imprescindível" que têm dado à equipa nesta XVI edição do Campeonato do Mundo de Basquetebol.Após o final do encontro, em conferência de imprensa, o seleccionador nacional começou por elogiar a postura dos seus atletas e realçou que a qualidade do conjunto alemão acabou por valorizar ainda mais a vitória histórica de Angola.

"Estávamos cientes das dificuldades que teríamos diante desta equipa e que as nossas aspirações na prova dependiam de uma vitória. Foi preciso muita conversa de balneário.Por outro lado, quero aqui destacar o contributo dos meus adjuntos no comando da selecção", realçou Luís Magalhães.

Questionado sobre a chave do sucesso, Magalhães argumentou que procurou travar o ímpeto ofensivo alemão com o pedido de descontos de tempos e que a equipa técnica procurou transmitir calma aos jogadores, factor que veio a ser determinante no prolongamento.Não se sabe ao certo o que se terá passado nas hostes alemães, mas o facto é que nenhum membro da equipa técnica compareceu à conferência de imprensa.

Angolanos procuram 3º triunfo

Com o apuramento praticamente garantido para os oitavos-de-final da XVI edição do Campeonato do Mundo de basquetebol em seniores masculinos, a Selecção Nacional defronta hoje, a partir das 14h30 minutos, a sua similar da Austrália, em partida referente à última jornada do Grupo A, com sede em Kayseri.

Moralizados com o triunfo de ontem, sobre a Alemanha, sétima colocada no ranking mundial, com 322 pontos, os deca campeões Africanos vão procurar alcançar hoje, frente aos australianos a sua terceira vitória na competição.Duas horas depois, o Pavilhão Kadir Has Arena vai escaldar com Argentina – Sérvia e, no encerramento da ronda, a Alemanha terá pela frente a Jordânia.

Vitória norte-americana
não ofusca brilho do"fair-play"

EUA derrotou ontem o Irão por 88-51 em partida da penúltima ronda do Grupo B,Um ambiente de festa e de camaradagem marcou o jogo entre os Estados Unidos da América e o Irão, ontem, disputado na cidade de Istambul e pontuável para a quarta e penúltima jornada do grupo preliminar "B".Para lá da tensão nas relações políticas e da vitória dos EUA por 88-51, na quadra os antagonistas deixaram a mensagem da paz e do "fair-play", o que dá outra imagem e colorido ao campeonato e que se transformou numa jornada de propaganda para o basquetebol mundial.

Uma vitória quase que anunciada, fundamentalmente devido a diferença no valor das unidades em campo e também na estrutura dos diagramas ofensivos e defensivos, com os norte-americanos no comando do placard, embora em determinados períodos tivessem optado por alinhar a segunda equipa, dando assim repouso ao cinco base.

Na outra partida do grupo a Tunísia voltou a perder, desta diante da equipa nacional da Croácia, por 64-80, resultado que afasta em definitivo a formação tunisina de lutar por um lugar nos oitavos-de-final.Já o Brasil voltou a claudicar e não confirmou o estatuto de favorito ao perder com a Eslovénia por claros 77-80.

Os EUA conseguem assim o pleno, com quatro vitórias em igual número de jogos e iniciam a caminhada para os quartos-de-final provavelmente diante de Angola, dia 6 de Setembro, em Istambul. À entrada da quinta e última jornada das preliminares, os norte-americanos são os líderes do grupo "B", com 8 pontos, vindo depois a Eslovénia e o Brasil com 7 e 6 pontos, cada um. Nas três últimas posições estão a Croácia (6), Irão (5) e Tunísia (4).

Em Ankara, cenário do grupo "C", o dia não correu na perfeição para a selecção anfitriã, a Turquia mantém a invencibilidade após passar frente ao Porto Rico (79-77).Os porto-riquenhos pagaram um preço altíssimo por terem subestimado o seu oponente e passam agora a somar o seu quinto ponto os mesmos que a China, contra oito da Turquia e sete da Grécia, na primeira e segunda posições.
Em Izmir, a quarta jornada do grupo"D"encerrou"em família", com os mais fortes a ditarem as regras do jogo.

De resto os desfechos encerraram em definitivo a questão da qualificação para os oitavos-de-final, com a Lituânia, França e Espanha a carimbarem os seus "passaportes", enquanto Líbano e Nova-Zelândia aguardam pelos resultados de hoje.Mais cedo à casa regressa o Canadá.

Na ronda de ontem, a campeã do mundo, Espanha, não deixou os seus créditos em mãos alheias e venceu o Líbano por 91-57, derrota que atira os libaneses para os últimos lugares, a Nova-Zelândia acabou por vencer o Canadá por 71-61 e no jogo grande do dia, a Lituânia impôs o seu ritmo a França, a quem derrotou por 69-55.

Em função dos resultados da ronda de ontem, a Lituânia soma 8 pontos na primeira posição vindo depois a França com 7, Nova-Zelândia (6), Espanha (6), Líbano (5) e Canadá (4).A jornada será apenas para cumprir calendário já que o quadro das selecções que transitam para os oitavos-de-final está praticamente definido. Em Kayseri, para além do Angola – Austrália estão agendadas as partidas Sérvia – Argentina e Jordânia – Alemanha. À segunda fase passam Argentina, Sérvia, Angola e Austrália.

Em Istambul, o grupo "B" fecha com os desafios Brasil – Croácia, EUA – Tunísia e Eslovénia – Irão, enquanto no "C", em Ankara jogam Rússia – Grécia, Turquia – China e Porto Rico – Côte d’Ivoire. Já em Izmir, o cartaz reserva os prélios Lituânia – Líbano, Nova-Zelândia – França e Espanha – Canadá.

Ontem, a jornada encerrou com algumas surpresas.A Nova-Zelândia venceu o Canadá por 71-61, enquanto a Turquia e a Lituânia despacharam o Porto Rico e a França, por 79-77 e 69-55, respectivamente. Eis, os resultados gerais:Sérvia (94) – Austrália (79), Angola (92) – Alemanha (88), Argentina (88) – Jordânia (79), EUA (88) – Irão (51), Croácia (80) – Tunísia (64), Brasil (71) – Eslovénia (79), Grécia (97) – Côte

Melo Clemente, A. Ferreira, A. Magalhães e A. Pereira, Enviados Especiais

Curiosidade...

Das vinte e quatro Nações (24) que disputam a XVI edição do Campeonato do Mundo de Basquetebol em seniores masculinos que decorre em quatro cidades da Turquia designadamente Kayseri, Izmir, istambul e Ankara, Angola foi a Nação que menos jogos de controlo realizou para a referida competição que hoje faz disputar a última da fase preliminar.

Os deca campeões africanos, que tiveram uma preparação atribulada, realizaram apenas sete jogos de controlo.Já a selecção da Jordânia, treinada pelo luso-guineense Mário Palma, efectuou nada mais, nada menos, que trinta e um (31) amistosos.Os jordanos nem sequer uma federação têm muito menos uma competição interna...

Imprensa internacional em peso

A 16ª edição do Campeonato do Mundo de Basquetebol em seniores masculinos está ser acompanhada por dois mil e cem jornalistas, de acordo com Andrew Robotham, responsável pela acreditação da Fiba-Mundo.Segundo aquele responsável, o número de profissionais ligados à comunicação social aumentou significativamente, se comparado a 15ª edição do Campeonato do Mundo, disputado no Japão, em 2006.Dos dois mil e cem jornalistas, quatrocentos e noventa estão em Kayseri, palco do Grupo A. ´

Síndrome diarreica
assola equipas do Grupo A

Com excepção de Angola e Sérvia, as outras quatro selecções que compõem o lote de equipas do Grupo A, com sede em Kayseri, Turquia, foram assoladas pelo sindroma diarreico.Os jogadores e técnicos da Jordânia, Alemanha, Austrália e Argentina, que disputam o 16º Campeonato do Mundo em seniores masculinos de basquetebol, são os alvos da doença.

Em declarações ao Jornal dos Desportos, Agostinho Matamba, médico do combinado angolano, avançou, as causas da patologia.
"Pelas análises feitas, pudemos concluir que esta síndrome diarreica, entendida vulgarmente como disenteria, foi motivada pela mudança de hábitos alimentares e o consumo excessivo de verduras.A situação está controlada.Os jogadores estão a cumprir as prescrições médicas",disse.

Ficha Técnica

Pavilhão Kadir Has Arena
Arbitragem: Guuerrino Cerebuch (Itália), Juan Artega (Espanha), e Samir Abaakil (Marrocos).
ANGOLA (92) – Olímpio Cipriano (30), Roberto Fortes (0), Carlos Morais (8), Domingos Bonifácio (0), Leonel Paulo (0), Vladimir Ricardino (0), Joaquim Gomes (16), David Mbunga (0), Felizardo Ambrósio (9), Carlos Almeida (6), Miguel Lutonda (13) e Eduardo Mingas (10).
Cinco inicial: Olímpio Cipriano, Carlos Morais, Miguel Lutonda,Joaquim Gomes e Eduardo Mingas.
Técnico: Luís Magalhães.

ALEMANHA (88) – Lucca Staiger (8), Heiko Schaffartzik (18), Michael Gunther (0), Tim Ohlbrecht (17), Christopher McNaughton (0), Steffen Hamann (7), Demond Greene (1), Tibor Pleib (2), Elias Harris (0), Philipp Schwethelm (12), Robin Benzing (0) e Jan Jagla (23).
Cinco inicial: Steffen Hamann, Demond Greene, Tibor Pleib, Elias Harris e Jan Jagla.
Técnico: Dirk Bauermann.
Marcha do marcador: 8-8 (5 minutos), 19-19 (10 minutos), 29-25 (15 minutos), 40-35 (20 minutos), 50-42 (25 minutos), 58-54 (30 minutos), 64-68 (35 minutos), 78-78 (40 minutos).
Resultados parciais : 19-19 (primeiro quarto), 21-16 (segundo quarto), 18-19 (terceiro quarto), 20-24 (quarto quarto).
Tempo extra: 14-10 (5 minutos).
Resultado ao intervalo: 40-35
Resultado final: 92-88