Africa Basquetebol

03 setembro 2010

ANGOLA : Angola perde e cruza com EUA nos oitavos

Ao perder esta tarde, em Kayseri, diante da Austrália por 55-76, a selecção nacional de basquetebol não conseguiu evitar o quarto lugar da série A, e vai defrontar os Estados Unidos da América, na próxima segunda-feira, nos oitavos-de-final de mundial.

No último encontro da fase preliminar, hoje, a selecção angolana, que apresentou Vladimir Ricardino no cinco inicial, teve desempenho negativo, sendo superada em todos os aspectos pelo adversário, sem este precisar de muito esforço para conseguir expressivos 21 pontos de diferença.

Com sucessivas perdas de bola e falhas na defesa e lançamentos, a equipa comandada por Luís Magalhães foi pouco ousada, pois numa altura em que parecia ter o jogo sob seu controlo (liderou até a meio do segundo período) deixou-se ultrapassar (22-23) e saiu para o intervalo em desvantagem de dez pontos (29-39).

Na segunda parte, o grupo continuou dependente de acções individuais de um ou outro atleta, deixando transparecer a ideia de algum cansaço, sobretudo da equipa base (Lutonda, Mingas, Morais e Kikas, uma vez que Cipriano não actuou por lesão) face ao esforço da jornada anterior, em que venceu a Alemanha no prolongamento, por 92-88, e garantiram o apuramento.

Olímpio Cipriano esteve ausente por ter contraído uma rotura na coxa no encontro de quarta-feira.

Os australianos aproveitaram e, sem grande oposição, iam aumentando o resultado, atingindo 24 pontos diferença, que ao longo do quarto e último período souberam gerir.

Hoje, o seleccionador nacional optou, durante muito tempo, por jogadores “suplentes”.

Nenhum atleta da selecção nacional atingiu os dois dígitos, sendo que Lutonda e Ricardino estiveram menos mal com nove pontos cada.

Angola totalizou sete pontos no quarto lugar do grupo A e defronta segunda-feira (dia 6), em Istambul, a forte selecção dos Estados Unidos, primeiro do grupo B que hoje derrotou a Tunísia, por 92-57.

Com 11 pontos, o australiano Patrick Mills foi o melhor marcador da partida, seguido por Lutonda, Ricardino e Matthew Nielsen todos com nove, num “pobre” encontro ajuizado por Marcos Fornies (Brasil), Olegs Latisevs (Lituânia) e o Marroquino Samir Abaakil.