Africa Basquetebol

05 agosto 2010

ANGOLA : Mbunga e Yanick Moreira podem ser os próximos excluídos


Divaldo Mbunga, atleta do Petro de Luanda, e Yanick Moreira, do 1º de Agosto, ambos postes, poderão ser os próximos excluídos da pré-selecção nacional de basquetebol em seniores masculinos que desde ontem cumpre a sua terceira etapa de estágio pré-competitivo na República Federativa do Brasil, visando a sua participação do Campeonato do Mundo da modalidade, a disputar-de de 28 do mês em curso a 12 de Setembro próximo.

Depois das saídas de Paulo Márcio Barros, ex-Promade de Cabinda, agora no Petro, Simão Santos, ex-ASA, jogador que regressa ao Interclube e Miguel Kiala, do Petro de Luanda, Divaldo Mbunga e Yanick Moreira, este último que integrou pela primeira vez os trabalhos da pré-selecção nacional de seniores, serão os próximos visados de Luís Magalhães que ensaia os últimos acertos para o mundial da Turquia.

Apesar do excelente trabalho que têm estado a realizar desde Luanda seguindo-se os Estados Unidos da América, Yanick Moreira e Divaldo Mbunga serão seguramente os sacrificados, muito em função das posições em que actuam (poste), onde Joaquim Gomes "Kikas", Eduardo Mingas e Felizardo Ambrósio têm praticamente os lugares assegurados.

Entretanto, a pré-selecção nacional está desde ontem em Brasília, a fim de participar num torneio internacional da modalidade juntamente com as selecções da Venezuela, Uruguai e o país anfitrião.O seleccionador nacional, Luís Magalhães, português de nacionalidade, vai aproveitar para rodar o seu plantel de modos a formar um grupo coeso capaz de melhorar o nono lugar alcançado no Campeonato do Mundo de 2006, disputado no Japão.

Os Deca-campeões Africanos finalizam a sua preparação na Itália, onde estão igualmente previstos alguns jogos de controlo, antes de rumarem para o palco da competição, isto a 24 do mês em curso.

Angola está inserida no Grupo A com as selecções da Sérvia, com quem abre o torneio a 28 de Agosto, Argentina, Austrália, Alemanha e Jordânia.Catorze atletas trabalham nesta altura às ordens de Luís Magalhães.

Eis a lista completa:Miguel Lutonda, Carlos Almeida, Felizardo Ambrósio, Vladimir Ricardino, Joaquim Gomes "Kikas", Filipe Abraão, Yanick Moreira, Olímpio Cipriano, Domingos Bonifácio, Leonel Paulo, Carlos Morais, Eduardo Mingas, Divaldo Mbunga e Roberto Fortes.
Deste lote, apenas doze seguirão viagem para o Campeonato do Mundo da Turquia.

Angola perde com Mali
e disputa classificativas

A selecção nacional de basquetebol feminino em Sub-18 defronta esta tarde a sua similar da Tunísia para as classificativas do quinto ao oitavo lugar do Campeonato Africano das Nações da categoria (Afrobasket) que decorre no Cairo, Egipto, depois de perder ontem, nos quartos-de-final com a selecção do Mali, campeã africana em título, por um escasso ponto (51-50).

As pupilas de Hermenegildo Lopes foram incapazes de ultrapassar a selecção maliana, falhando deste modo o objectivo quer era atingir o pódio.Angola que ocupou a segunda posição do Grupo A com sete pontos, volta a defrontar a selecção da Tunísia, a quem havia vencido na fase preliminar, por 55-48.