Africa Basquetebol

02 junho 2010

ANGOLA : 1º Agosto em vantagem

A formação do 1º de Agosto, campeã nacional em título, deu segunda-feira última um passo importante rumo à reconquista do ceptro, ao derrotar no Pavilhão do Codenm, o Recreativo do Libolo do Kwanza Sul, por 99-95, no encerramento da segunda volta da "Final Four".

Dos doze pontos possíveis, o Clube Central das Forças Armadas Angolanas (1º de Agosto) amealhou onze, que somado ao um ponto de bonificação a que teve direito, como vencedor da fase de Grupos, perfazendo doze pontos, estando por isso, a liderar a "Final Four" da trigésima segunda edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos, agora denominado BAI Basket. Em seis partidas disputadas, os actuais campeões nacionais somaram cinco vitórias e uma derrota.

A única derrota até aqui averbada na "Final Four" foi diante da formação do Grupo Desportivo e Recreativo do Libolo do Kwanza Sul, carrasco da equipa militar na Taça de Angola. Os seus mais directos perseguidores designadamente Recreativo do Libolo e Atlético Petróleos de Luanda na luta pelo título nacional somaram já duas e três derrotas respectivamente. Amanhã, para o arranque da terceira volta, os petrolíferos da capital vêem-se na obrigação de bater o representante da vila de Calulo sob pena de estarem cada vez mais distanciados do título nacional.

Uma eventual vitória da equipa do Eixo-viário sobre os libolenses, colocaria as duas formações na segunda posição, ambas com 11 pontos. Entretanto, quem está a decepcionar nesta etapa derradeira da competição é o Atlético Sport Aviação (ASA), de Carlos António Dinis, que em seis jogos disputados somou igual número de derrotas. O técnico aviador prometeu inverter o quadro nas próximas jornadas. A entrada da terceira volta, o 1º de Agosto lidera a "Final Four", com 12 pontos, seguido do Libolo, com dez. Os petrolíferos da capital e aviadores ocupam as posições imediatas com nove e seis pontos respectivamente.