Africa Basquetebol

29 maio 2010

ANGOLA : Gigantes : Voltam à cidadela

As equipas do Petro de Luanda e do 1º de Agosto protagonizam hoje um escaldante confronto da "bola ao cesto", quando forem 19h00, no pavilhão gimnodesportivo da Cidadela Desportiva, em partida referente à segunda jornada da segunda volta da "Final Four" do Campeonato Nacional de basquetebol sénior masculino, também conhecido como "BAI BASKET".

O duelo já tem a sua marca, por representar a balança do basquetebol continental, muito embora as duas formações comecem a partilhar a "excelência" da modalidade com a ousada formação do Recreativo do Libolo, com a qual baquearam na primeira jornada. Os amantes dos dois emblemas mais sonantes do desporto nacional auguram momentos de grande efervescência, pois, uma vitória sobre o outro tem sempre um sabor diferente nos encontros entre ambos, mesmo quando não esteja o título em disputa.

Por esta razão se pode antever a presença de uma grande moldura humana no pavilhão principal da Cidadela. De resto, em termos de classificação geral, o 1º de Agosto comanda a prova com oito pontos, seguido do Libolo com sete. O Petro de Luanda segue em terceiro com seis. Luís Magalhães, técnico principal do 1º de Agosto, ainda tocado pela escorregadela na Taça de Angola, está ciente de que para salvaguardar o apelido de "Papa títulos", terá de utilizar a sua mais eficiente manobra, o que passa pela conquista de vitórias em todos os confrontos que os seus pupilos têm pela frente.

Por isso "confinou" a equipa numa delicada sessão de treinos, em que os aspectos tácticos predominaram sobre as demais variantes do jogo. Nas hostes do Petro de Luanda, apesar da ausência dos extremos postes Eduardo Mingas, por razões disciplinares e Afonso Rodrigues por questões clínicas, prevalece o desejo de superar o adversário e continuar a luta pelo título.

A equipa aproveitou o período matinal de ontem para gizar a estratégia com vista a contrariar o ímpeto ofensivo da sua congénere, durante uma sessão em que o técnico Alberto Babo incutiu o colectivismo aos seus pupilos, passando pela transposição defesa – ataque e realce para as assistências. A jornada compreende ainda hoje, às 18h00, no pavilhão do Rio Seco, o jogo entre o Recreativo do Libolo e o ASA, quarto classificado, com quatro pontos.

Declarações

Alberto Babo:
"Podemos superar adversário"

O técnico principal do Petro de Luanda, Alberto Babo, afirmou que a sua equipa está confiante na vitória frente ao 1º de Agosto, hoje no pavilhão principal da Cidadela Desportiva. Em declarações ao Jornal dos Desportos, momentos depois da realização da derradeira sessão de treinos, ontem de manhã, o técnico referiu que as aspirações do clube continuam de pé, independentemente das dificuldades que se adivinham num confronto com a formação militar.

"Sabe-se que é sempre difícil jogar contra o 1º de Agosto, mas nós somos uma equipa que luta pelos resultados positivos. Muito embora estejamos limitados, do ponto de vista numérico, estamos crentes que com a colectividade poderemos superar o adversário e nos mantermos na perseguição ao título", disse.

Luís Magalhães:
"Vamos entrar com cautela"

O treinador principal do 1º de Agosto, Luís Magalhães, disse ontem, no final da sessão de treinos com vista a disputa da segunda jornada da segunda volta da "Final Four" do campeonato nacional, que será um jogo difícil frente ao Petro, mas que, doravante, somente as vitórias são importantes para o clube. O técnico afirmou que apesar das lesões que apoquentam algumas importantes unidades, a sua equipa está bem do ponto de vista técnico e estrutural, o que lhe permite enfrentar o arqui-rival do Eixo Viário certo de que os dois pontos serão conquistados.

"Nesta fase do campeonato todas as partidas têm igual significado porque está em jogo a pontuação, por isso no jogo de amanhã (hoje) vamos entrar com a devida cautela, já que nesta etapa as escorregadelas podem ser fatais para qualquer uma das equipas", disse.

Selecção feminina de sub-18
já em Harare para o Zonal VI

A selecção nacional feminina de sub-18 já se encontra em Harare, Zimbabwe, onde a partir de segunda-feira começa a disputar o Zonal VI, com vista o apuramento ao Campeonato Africano, que se realiza em Agosto próximo no Egipto. O combinado nacional seguiu ontem amputado ou seja com menos três atletas, entre as quais uma da província de Benguela que ontem disputou o campeonato provincial, naquela cidade.

As três atletas seguem hoje para Harare, onde vão se juntar ao grupo de nove jogadoras. O sorteio da prova realiza-se amanhã de manhã e a prova arranca na segunda-feira à tarde, estendendo-se até ao dia 4 de Agosto. Angola vai discutir o apuramento com as selecções do Lesotho e do Zimbabwe, já que a formação de Moçambique, que também participa na prova, está apurada para o Africano do Egipto.

A selecção nacional é dirigida pelo seleccionador Hermenegildo Lopes, coadjuvado por Elisa Pires, e integra as atletas Luana Filipe, Analzira Américo, Victória Cruz, Helena Francisco, Lizeth Ndombele, Cristina Matequite (do 1º de Agosto), Mireilles Mavuba, Elisabeth Mateus (do Interclube), Merciana Fernandes (do Maculusso), Madalena Valentin (do Juventude de Viana) e Ana Gonçalves (do Inter de Benguela).