Africa Basquetebol

02 junho 2010

ANGOLA : Estado deve incentivar prática nas escolas

O técnico da equipa júnior masculina do Interclube, Manuel de Sousa “Necas”, afirmou hoje que o Estado deve criar incentivos para a prática dos desportos nas escolas, do basquetebol em particular, por forma a aumentar o número de atletas e equipas.

Falando à Angop, o antigo triplista da selecção nacional, tri-campeão africano, disse que o Ministério da Juventude e Desportos e a federação devem fomentar a modalidade nas escolas para a tornar mais popular a nível da camada feminina como aconteceu com o andebol.

“Depois de tornarem regular a prática do andebol em ambos os sexos nas escolas a modalidade ganhou maior aderência. Actualmente num campeonato de cadetes poderão surgir talvez 20 equipas”, salientou, realçando que os bons exemplos devem ser seguidos.

Disse ainda que o basquetebol feminino não tem tido competitividade e apontou o facto de apenas três equipas disputarem os nacionais de seniores e juniores como
exemplo.

“Isto mostra em que estado se encontra a modalidade. Se continuarmos neste caminho corremos o risco de extinguir a classe feminina”, acrescentou.