Africa Basquetebol

20 maio 2010

MOÇAMBIQUE : Festa do básquete inicia-se sábado

É JÁ este sábado que se inicia o Campeonato de Basquetebol de Seniores Masculinos da Cidade de Maputo, a maior competição da bola-ao-cesto da capital do país. São nove as equipas participantes, nomeadamente Ferroviário, detentor do título, Maxaquene, Desportivo, Costa do Sol, Real Sociedade, Eagles, Aeroporto, Universidade Pedagógica (UP) e A Politécnica, que faz a sua estreia.

As equipas estão dividas em duas séries, A e B. Da série “A” fazem parte o Maxaquene, Ferroviário, Eagles, Aeroporto e Universidade Pedagógica, enquanto na “B” estão agrupadas o Desportivo, Costa do Sol, Real Sociedade e A Politécnica.

Na primeira jornada a ter lugar no sábado, as atenções estarão viradas para os embates Ferroviário-Maxaquene e Costa do Sol-Desportivo, confrontos a seguir atentamente visto tratarem-se das melhores equipas do país. O primeiro jogo realiza-se a partir das 18.30 horas no pavilhão do Ferroviário, enquanto o segundo joga-se à mesma hora, no pavilhão do Desportivo.
Noutro desafio, da série A, medem forças no pavilhão do Maxaquene, o Eagles e UP, formações que lutam habitualmente para fugir a última posição. O “team” do Aeroporto fica de fora.

Já na série “B”, para além desse apetitoso Costa do Sol-Desportivo, disputa-se às 17.00 horas, no pavilhão do Desportivo, a partida entre a Real Sociedade e Eagles. Este encontro abrirá a primeira jornada.

A prova será disputada numa única volta sendo que apuram-se para a segunda fase os dois primeiros classificados de cada série formada por quatro equipas que num sistema de todos contra todos, tal como acontecerá na primeira fase, vão decidir o campeão da cidade de Maputo-2010.

Este campeonato promete ser a todos níveis interessante já que para além de haver essa luta fugaz para a conquista do título, terá o condão de apurar o quinto represente da cidade de Maputo que será a representante na Fase Regional Sul da Liga Vodacom.

Refira-se que estão apurados directamente para essa prova, como representantes da capital do país, Maxaquene, campeão nacional, Ferroviário de Maputo, Desportivo e Costa do Sol.
Apesar deste ano a prova ter menos um participante (desistência da Bela Rosa), quando comparada à edição anterior, antevê-se jogos recheados de espectáculo e emotividade.