Africa Basquetebol

17 maio 2010

ANGOLA : Petro procura primeira vitória sobre o Libolo no nacional

A equipa do Recreativo do Libolo, vencedora da Taça de Angola, recebe terça-feira às 19 horas, no pavilhão principal da Cidadela, o Petro de Luanda, na primeira jornada da fase final do Campeonato Nacional de basquetebol sénior masculino grupo A.

Nas quatro partidas anteriores, os "tricolores" perderam frente aos "libolenses".
Depois de duas vitórias consecutivas sobre o 1º de Agosto, campeão nacional e africano, resultando na conquista da Taça de Angola, a formação do Kwanza Sul entra para esta etapa da competição com a moral alta e confiante na "dobradinha" que passa pelo título.
Os reforços Olímpio Cipriano e Carlos Morais começam finalmente a dar "frutos" e tornaram-se nos abonos do conjunto orientado por Raul Duarte. A estes junta-se também o norte-americano Omar Peterkins que, apesar de passar despercebido, tem sido peça importante na manobra da equipa.

Por sua vez, o Petro de Luanda, que perdeu o estatuto de segunda equipa mais forte do país para o seu adversário de terça-feira, tenta recuperar os níveis motivacionais e regressar ao topo do basquetebol angolano.

As saídas das principais "estrelas" afectaram no rendimento da equipa, mas ainda assim o actual plantel está em condições de discutir o título com o 1º de Agosto e Libolo, uma vez que o Atlético Sport Aviação (ASA), que completa o quarteto no grupo A, dificilmente entrará na corrida para o primeiro lugar.
No entanto, nas fases anteriores os "petrolíferos" não corresponderam às expectativas e nas quatro partidas disputadas frente ao Libolo averbaram igual número de derrotas.
Mas, segundo o técnico Alberto Babo, a equipa entrará melhor na fase derradeira da competição, pois os seus atletas estão a subir de forma e ganhar entrosamento jogo após jogo.
Para a mesma série (A), o 1º de Agosto, campeão nacional, defronta no pavilhão do Rio Seco o ASA, numa partida em que os "militares" entram como favoritos tendo em conta a disparidade em termos de plantéis.
Nesta última etapa, que será disputada no sistema todos contra todos a quatro voltas, é importante começar a vencer para aumentar a confiança dos jogadores.