Africa Basquetebol

06 agosto 2009

ANGOLA : Angola entra triunfante

A Selecção Nacional Sénior Masculina de Basquetebol estreou-se ontem com uma vitória sobre o Mali, por 79-74, na primeira jornada do Grupo B do Campeonato Africano, que decorre na Líbia até ao dia 15 de Agosto. Hoje os campeões continentais defrontam, às 20h00, o Egipto.
Os campeões africanos encontravam-se empatados com os malianos no primeiro período (24-24), tendo terminado a etapa inicial em vantagem de sete pontos (45-38).
A equipa nacional, orientada por Luís Magalhães, enfrentou dificuldades acrescidas diante do combinado maliano, que exibiu um basquetebol bem elaborado, em total contraste com o que vinha sendo habitual em provas africanas, um amplo domínio angolano na disputa dos jogos.
Com dificuldades em assumir o comando da partida, a equipa angolana cometeu erros defensivos, situação bem explorada pelo Mali, cujos jogadores nasceram e actuam maioritariamente em França.
Além da falta de pressão defensiva, com a definição do bloqueio e das submarcações, a selecção levou tempo a acertar a pontaria no ataque, sobretudo nos lançamentos exteriores, o seu maior trunfo. Em 20 lançamentos da linha dos três pontos, os pupilos de Magalhães converteram apenas sete.
Até ao penúltimo quarto, os angolanos venciam por 66-61, com Joaquim Gomes “Kikas” a ser a figura principal do cinco nacional. Olímpio Cipriano e Carlos Morais, duas armas dos campeões africanos, não explodiram.