Africa Basquetebol

20 fevereiro 2009

CABO VERDE : Prédio decide não participar no campeonato de basquetebol de Santiago


O Prédio não participa no campeonato de basquetebol de Santiago. O clube decidiu auto-excluir-se por considerar que a solução encontrada – criar uma comissão de gestão, constituída por três árbitros, para organizar a prova – “se relevou inadequada e inoperacional há dois anos atrás, e provou ser um paliativo que apenas adia os problemas”.

E os problemas de fundo do basquetebol de Santiago, ou seja, o processo de inscrição (e as respectivas fichas) e o Regulamento de Provas, “que poderiam ter sido melhorados sob a égide da Federação, não conheceram alterações significativas, conforme constatámos nas reuniões que presenciámos, quando ainda pretendíamos dar o benefício da dúvida”, alega Luís Leite.

Mas à direcção do Prédio não surpreende apenas “a decisão da FCBB de, uma vez mais, se imiscuir nos problemas do basquetebol em Santiago Sul, pela via da criação de Comissões de Gestão”.

O que causa espanto e estupefacção ao Prédio, diz o seu presidente, é “a passividade e o alheamento com que os clubes de Santiago, principalmente aqueles que disputaram as provas regionais em seniores masculino na época 2007-08, decidiram aceitar tal modelo, delegando a responsabilidade de organizar a prova na presente época, em quem anulou, arbitrária e sem justificação plausível, o anterior campeonato”.

A direcção do Prédio está, no entanto, consciente de que a decisão de não participar no campeonato só irá prejudicar os seus atletas. Entretanto, assevera Luís Leite, “estamos igualmente convictos que nos mantemos fiéis aos princípios e valores que sempre defendemos e nos diferencia dos demais, para nosso orgulho… ainda que sós”.

A ausência do campeonato não significa, segundo Luís Leite, a hipoteca do projecto desportivo do Prédio: “ iremos reforçar e consolidar a aposta inicial feita na Escola de Iniciação Desportiva ‘Caculinhas do Prédio”, com a sua transformação gradual (já em curso) numa Academia de Formação de excelência, nas modalidades de basquetebol (em actividade desde Abril de 2004), futebol (a arrancar ainda no primeiro trimestre de 2009), voleibol e, possivelmente, andebol”.