Africa Basquetebol

14 fevereiro 2009

ANGOLA : 1º de Agosto "desforra-se" do Petro de Luanda

Com 25 pontos de Carlos Almeida, o 1º de Agosto venceu hoje, no pavilhão principal da Cidadela, em Luanda, o Petro de Luanda por 93-74 e "desforrou-se" da derrota sofrida na ronda inaugural da primeira volta do Campeonato Nacional de basquetebol sénior masculino diante do mesmo adversário.

Até ao momento, com 16 jogos disputados, os "militares" sofreram apenas uma derrota que foi frente aos "petrolíferos" por 94-82.
Na partida pontuável para quinta jornada da segunda volta, o 1º de Agosto foi superior em todos sectores exibindo um basquetebol de alto nível, com o seu técnico a saber equilibrar experiência com a juventude.

Carlos Almeida com 25 pontos, quatro ressaltos e uma assistência foi o homem de jogo, não apenas pelo número de cestos mas pelo momento em que estes surgiram. O base-extremo marcou 12 pontos no terceiro período (2ª parte) quando a sua equipa estava em desvantagem e foi o principal responsável pela reviravolta.

Nem mesmo a ausência do extremo Olímpio Cipriano, suspenso pela federação, impediu os "rubro-negros" de se imporem diante do seu arqui-rival e somarem o 31º ponto na liderança da classificação.

O desafio teve duas etapas distintas. O Petro de Luanda foi a melhor equipa na primeira parte terminando com uma vantagem de quatro pontos (42-38).

Nesta fase o conjunto orientado por Alberto de Carvalho "Ginguba" esteve bem a defender e a contra atacar, aproveitando a velocidade do base Paulo Santana, autor de 11 pontos.
Mas na etapa complementar a história do jogo foi totalmente diferente, com uma defesa a zona o 1º de Agosto conseguiu anular os ataques adversários e responder com lançamentos de longa distância.
Durante o terceiro quarto, os "militares" marcaram 28 pontos, dos quais seis triplos, e sofreram apenas seis garantido a vitória neste
período. O último quarto serviu para gestão da vantagem diante de um Petro sem soluções, uma vez que, com excepção do júnior Hermenegildo Tandala e Vlademir Pontes, Ginguba utilizou todos jogadores a sua disposição.
Com este resultado os "tricolores" baixam para o quarto posto com 28 pontos, ao passo que os "rubro-negros" consolidam a liderança com 31. Por outro lado, aumenta a crise de resultados que se regista no Petro de Luanda que soma já quatro derrotas.

Com arbitragem de Fernando Pacheco, Osvaldo Fernandes e Francisco Pacheco as equipas alinharam da seguinte forma:

Petro de Luanda: Eduardo Mingas (09), Roberto Fortes (06), Carlos Morais (12), Fernando Albano (00), Hermenegildo Tandala (00),
Frederick Gentry (02), Paulo Santana (14), Francisco Horácio (01), Milton Barros (07), Heshimu Evans (12), Vlademir Pontes (00),
Abdel Bouckar (11).
Treinador: Alberto de Carvalho "Ginguba"

1º de Agosto: Mayzer Alexandre (11), Armando Costa (12), Adilson Baza (00), Kikas Gomes (11), Felizardo Ambrósio (05), Vlademir
Ricardino (02), Francisco Jordão (08), Muamba Ilunga (00), Carlos Almeida (25), Miguel Lutonda (09), Rodrigo Mascarenhas (10),
Simão João (00).
Treinador: Luís Magalhães

Resultados parciais: 17-23, 25-15, 06-28, 26-27.
Resultado final: 74-93