Africa Basquetebol

24 janeiro 2009

ANGOLA : Noticias

Espectacular! É o que se pode dizer da partida de ontem que opôs frente a frente as formações do Grupo Desportivo Interclube ao Recreativo do Libolo, no Pavilhão 28 de Fevereiro, com vitória a sorrir para o representante do Kwanza-Sul, por 82-80, em desafio de maior cartaz da décima jornada da primeira volta da XXXI edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos, fase regular. O extremo Luís Costa, ex--Petro de Luanda, com um lançamento à curta distância a um segundo do termo da partida, ofereceu os dois pontos a sua equipa que hoje mede forças com o 1º de Agosto.Ontem o Pavilhão 28 de Fevereiro, testemunhou uma das melhores partidas da “bola ao cesto” da presente temporada, a julgar pela qualidade de jogo que as duas equipas proporcionaram ao público amante da modalidade que acorreu em número considerável ao recinto dos polícias.A partida foi bastante equilibrada fundamentalmente nos dois primeiros períodos. Os polícias venceram o primeiro quarto por 24-19, ao passo que no segundo período o Recreativo do Libolo fez um parcial de 23-19, fixando o resultado ao intervalo em 43-42 à favor da equipa visitada.No reatamento, fruto da maior pressão defensiva e um ataque eficiente, os libolenses conseguiram uma vantagem de 12 pontos, por sinal a mais dilatada, tendo terminado com um parcial de 23-13, perfazendo 56-65.Os pupilos de Apolinário Paquete acordaram no último quarto, ou seja, melhoraram significativamente no capítulo defensivo e viraram o placard a seu favor a cinco minutos do termo da partida (71-70). A partir daí, o desafio ganhou outra emotividade e um segundo do final registava-se as duas equipas encontravam-se empatadas a 80 pontos, quando Luís Costa que esteve muito aquém do seu rendimento tratou de oferecer a vitória ao representante do Kwanza-Sul por 82-80. Feliciano Camacho foi o cestinha da partida com 20 pontos, em 25 minutos, ao passo que o poste Jorge Taty destacou-se do lado dos polícias, com 15 pontos. O trio de arbitragem chefiado por Carlos Júlio esteve em bom plano.Ainda ontem, o Petro cilindrou o Sporting de Luanda por 108-55, o ASA derrotou o Cduan por 76-58. Hoje a competição prossegue com a disputa da décima primeira jornada que compreende as seguintes partidas: Vila –Desportivo da Huíla, Imbondeiro – Cduan, Lusíada – Promade, ASA – Sporting de Luanda, Libolo- 1ºde Agosto e Petro – Interclube, no destaque da ronda.

Equilíbrio marca nacionais jovens

Benigno Narciso, no Lubango



O campeonato nacional de juniores, em ambas as classes, entra a partir de hoje, sábado, na quarta e penúltima jornada da primeira fase. Para já, o equilíbrio tem sido a tónica dominante, principalmente na série “B” composta pelas formações do Promade de Cabinda, Benfica Petróleos do Lubango, Grupo Desportivo da Chibia, 1º de Maio de Benguela e Clube Desportivo da Huíla.Nesta série para além da equipa de Cabinda dar cartas, as da Huíla e de Benguela não têm deixado os seus créditos em mãos alheias, lutando com dignidade de igual para igual contra o papão do referido agrupamento, Promade, rotulada como crónico candidato ao ceptro.O cartaz para hoje, sábado, referente a essa série “B”, tem o seguinte cartaz: Grupo Desportivo da Chibia – Clube Desportivo da Huíla e Promade de Cabinda – 1º de Maio de Benguela. Descansa por força de calendário a formação do Benfica do Lubango.A entrada desta penúltima jornada, a equipa do Promade de Cabinda é líder da série, com seis pontos, fruto das três vitórias que alcançou em igual números de jornadas já disputadas e, deverá ser uma das duas a serem apuradas as meias-finais. Já na série “B” composta pelas formações do Petro de Luanda, 1º de Agosto, Desportivo do Tchioco, Catoca da Lunda-Sul e G.A.B de Benguela o domínio tem sido a tónica dominante. O Petro de Luanda lidera o grupo com quatro pontos, mas conta na concorrência com a forte formação do 1º de Agosto, segunda com menos dois.Em femininos, as coisas começarão a ser definidas hoje, embora a partida o 1º de Agosto, Petro de Luanda, Juventude de Viana, afiguram-se como fortes candidatos a passagem as meias-finais.

Federação suspende atletas

A Comissão de Disciplina da Federação Angolana de Basquetebol puniu os atletas Mário Ildo Machado Ludgero Correia, Henrique de Jesus Bado, ambos do Promade Misto de Cabinda, e Valter Gerson Correia da Rocha, do Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul com três jogos de suspensão e uma multa em kwanzas equivalente 180 dólares norte americanos, por agressão à um adversário durante o Jogo nº 04 da primeira jornada da primeira volta, disputado no dia 16 de Janeiro.