Africa Basquetebol

22 janeiro 2009

ANGOLA : “Nacionais” de juniores enfrentam contrariedades

Os campeonatos nacionais juniores masculinos e femininos de basquetebol que a cidade do Lubango acolhe desde a última terça-feira debatem-se com grandes contrariedades no cumprimento da disputa das jornadas dentro dos dias programados pela organização da prova, o que tem provocado sucessivos adiamentos.
A situação que preocupa a organização da prova está a ser originada pelo facto dos jogos estarem a ser disputados num único pavilhão, o multiuso da Nº Sr.ª do Monte.
A agravar a situação, está o facto da prova estar a contar com uma participação de um elevado número de equipas, dezoito (18) no total, que em função do tempo que consomem por partida, têm provocado o incumprimento das jornadas sorteadas na reunião técnica do evento.
Em função dessa realidade, a organização da prova, clama pela boa vontade dos responsáveis dos outros três pavilhões existentes na cidade do Lubango no sentido de ultrapassar o impasse que, segundo a organização “caso não seja resolvido a tempo poderá provocar uma grande alteração na programação da prova”, que deverá conhecer o seu término muito depois da data estabelecida, ou seja, à 30 do mês corrente.
A prova, que teve a abertura da sua primeira jornada na última terça-feira entrou apenas ontem, na segunda jornada em função do impasse a que a organização do evento se vê mergulhada.
Contudo, o destaque da disputa dos nacionais recai para a formação júnior feminina do 1º de Agosto que começou da melhor forma a defesa do título da categoria ao derrotar o Benfica do Lubango no jogo de abertura e de maior destaque da prova, em partida disputada terça-feira a noite.
A equipa militar, teve contudo muitas dificuldades para vencer, o seu opositor por escassos 51-49 em jogo disputado no pavilhão multiusos de Nossa Senhora do Monte.
Ao intervalo o 1º de Agosto já vencia por 25-16.
Na classe masculina e na série A, a formação do 1 de Agosto e Promade de Cabinda, na série B ao totalizarem três pontos fruto das vitórias sobre o Desportivo do Tchioco e Grupo Desportivo da Chibia respectivamente na jornada inaugural por 104-42 e 108-53 lideram a prova nos referidos agrupamentos.
A prova prossegue hoje com o encerramento da primeira jornada e começo da segunda jornada.
O cartaz da segunda jornada reserva o seguinte emparceiramento.
Em masculinos na série A: Desportivo do Tchioco-Petro de Luanda, Grupo Desportivo da Catoca-Grupo Desportivo de Benguela folgando a o 1º de Agosto por força de calendário.Na série B masculinos, Benfica do Lubango-Clube Desportivo da Huíla, Promade de Cabinda-1º de Maio de Benguela, folgando o Grupo Desportivo da Chibia.
Finalmente em femininos, vão jogar Benfica do Lubango-Juventude de Viana, Inter de Benguela-1º de Agosto e Casa do Pessoal do Porto do Lobito-Desportivo do Maculusso.

1º de Agosto confirma invencibilidade no nacional feminino

O 1º de Agosto venceu ontem, no pavilhão 28 de Fevereiro, em Luanda, o Desportivo do Maculusso, por 51-41, em partida da segunda jornada do campeonato nacional sénior feminino de basquetebol.As pupilas de Higino Garcia, que já venciam por 21-20 ao intervalo, mostraram-se mais fortes durante o primeiro período, com vantagem de 11-10.
Apesar da vantagem de 35-22 no terceiro quarto e de 51-41, no último, as militares não apresentaram a mesma dinâmica com que derrotaram terça-feira o Interclube, por 69-60.Por sua vez, a formação do Maculuso, que vinha de uma vitória diante do Misto de Luanda, por 78-27, foi pouco certeira nos lances, motivo que levou ao desgaste do conjunto.
Felizarda Jorge, do Desportivo do Maculusso, foi a melhor marcadora com 16 pontos.
Noutro jogo da ronda, o Interclube bateu o Misto de Luanda, por 128-25.O 1º de Agosto ocupa a primeira posição, com quatro pontos, mais um que as equipas do Interclube e Maculusso no terceiro e quarto lugares, com três, respectivamente.
O Misto de Luanda é o último classificado, com dois pontos.

Libolo estreia-se na Taça de Angola frente ao Promade


A recém-formada equipa do Recreativo do Libolo, em basquetebol sénior masculino, estreia-se, em Março, na Taça de Angola diante do Promade de Cabinda, segundo o sorteio realizado ontem na sede da Federação Angolana da modalidade (FAB).
A formação do Kwanza Sul joga a primeira-mão em casa no dia 24 de Março, ao passo que a segunda se disputará seis dias depois.
Eis o emparceiramento da fase nacional: Petro de Luanda X Vencedor da fase provincial; ASA x Interclube; Desportivo da Huíla X 1º de Agosto; Recreativo do Libolo X Promade de Cabinda.
A prova arranca com a fase provincial em que vão jogar Universidade Lusíada-Sporting de Luanda, Vila Clotilde-Imbondeiro de Viana.
As equipas defrontam-se a duas voltas e os vencedores da eliminatória jogam entre si.
De seguida, o vencedor desta última partida defronta o Clube Desportivo da Universidade Agostinho Neto (CDUAN), isento da primeira eliminatória, para disputarem a única vaga da fase nacional num confronto a duas voltas.